Notebooks híbridos recebem aprovação da PROTESTE

0

A associação de defesa dos consumidores PROTESTE levou ao laboratório nove notebooks híbridos das principais marcas do mercado para avaliar qual deles oferece mais qualidade pelo melhor preço. De modo geral, a maioria dos modelos são aceitáveis, mas a Associação indicou apenas três como bons produtos. Além disso, se o consumidor optar pela escolha certa, em vez do modelo mais caro do teste, pode levar para a casa um notebook de boa qualidade e ainda poupar R$ 982 (comparação dos preços mínimos).

Desempenho não é extraordinário

Segundo a Associação, de modo geral, os notebooks híbridos que foram avaliados reproduzem sem tratamentos figuras 3D e vídeos em Full HD. E, apesar de possuírem um bom desempenho na execução de softwares de escritório, editores simples e programas mais básicos, nenhum dos modelos testados será uma boa opção de compra caso o seu objetivo seja utilizar programas de edição e tratamento de imagens mais pesados ou rodar jogos que necessitam de uma placa de vídeo dedicada.

Na análise de desempenho – onde são consideradas a performance do processador, da memória e do disco rígido dos notebooks –, o modelo Acer Switch Alpha 12 SA5-271-59BH obteve a maior pontuação em praticamente todos os critérios da avaliação, seguido por Lenovo e Asus, que também se saíram muito bem entre as amostras testadas. Por outro lado, o Acer Aspire foi considerado fraco e os produtos do Positivo e Multilaser foram muito ruins nas principais avaliações durante o teste.

A duração da bateria também é um aspecto importante e deve ser levado em consideração principalmente na hora de comprar o notebook. Nesse critério, o modelo da Multilaser e o Acer Aspire são os que mais demoram para carregar. Em contrapartida, apresentaram a maior autonomia da bateria durante o uso, com o tempo de duração de 3h45 e 4h41, respectivamente. Coincidentemente ou não, os produtos que possuem HD SSD são o que consomem menos energia e consequentemente têm melhor autonomia. Além disso, a principal vantagem dos modelos equipados com HD SSD é permitir que você movimente o computador ligado sem risco de perder os dados. Segurança inexistente no HD tradicional.

Entrada USB 3.0

Em relação à conectividade, todos os modelos possuem entrada para USB 3.0, porém, o Acer Switch Alpha só tem uma desse tipo, o que o torna menos versátil se comparado aos outros modelos. Já para cartão de memória, novamente com exceção do mesmo modelo da Acer, os demais produtos testados possuem saída HDMI, micro HDMI ou mini HDMI, que são úteis para se conectar a Tvs ou monitores externos, caso queira compartilhar a tela do computador. O sistema operacional da maioria dos modelos é o Windows 10, que funciona nos modos tablet e computador, podendo ser intercalados conforme o uso.

Ainda sobre o sistema vale ressaltar que somente os modelos da Lenovo e HP permitem algum tipo de upgrade. Os demais são travados. Já com relação à segurança, o Multilaser é o único que não vem com antivírus de fábrica, enquanto os demais trazem a versão promocional do McAfee instalado.

Quanto à facilidade de uso, no geral, as telas touchscreen têm boa precisão e, apesar de todos os modelos avaliados possuírem o teclado no padrão ABNT (com botões específicos para "ç" e "~"), nenhum apresenta teclado numérico dedicado. Os mouses tiveram boa avaliação, com exceção dos modelos da Positivo e Multilaser. O áudio dessas marcas também não agradou pela distorção do som em volume alto e por conta do áudio abafado devido à localização da caixa de som.

Por fim, todos os produtos são bem acabados e, apesar de não haver pontas perfurantes, não é recomendável usá-los no colo por conta do aquecimento. Posicioná-los dessa forma também atrapalha o uso do teclado e do mouse no modo tradicional. Já no modo tablet, pode ser incômodo devido à disposição da tela.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.