TI deve repensar ações diante da gripe do frango, diz Gartner

0

Relatório do Gartner, denominado ?Key Steps to Prepare for a Possible Avian Influenza Pandemic?, alerta executivos de TI para a necessidade da atualização dos planos de continuidade dos negócios, diante da possibilidade de uma epidemia de gripe do frango.

O documento, divulgado nesta terça-feira (25/10), diz que a probabilidade de a epidemia se alastrar pelo mundo é bastante grande e que, portanto, é ?hora de as empresas reverem seus planos de contingência e continuidade dos negócios?.

Se ocorrer uma pandemia, o relatório prevê que ela se irá se espalhar rapidamente, sobrando pouco ou praticamente nenhum tempo para as empresas se prapararem, afetando muitas indústrias, economias e regiões ao redor do mundo ? direta ou indiretamente. Por isso, preparar a organização para responder rápida e efetivamente é a única maneira de se precaver, diz o Gartner.

Segundo o instituto de pesquisas, é importante que as fontes de informação relevantes para a empresa sejam continuamente monitoradas e ter um plano preparado para o caso de as circunstâncias exigirem uma mudança de rumo.

O relatório cita encontro de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrido em dezembro do ano passado em Genebra, na Suíça, no qual foi discutido o potencial de ameaça e a previsão de mutação do vírus, tornando-se altamente contagioso e virulento, de forma que poderia ser transmitido rapidamente de pessoa para pessoa. A OMS informou na época que uma variante do vírus da gripe do frango, o Influenza A (H5N1), poderia combinar com um outro descendente da gripe tornando contagioso em humanos e causando uma pandemia com força para matar milhões de pessoas.

Se a gripe do frango se tornar uma pandemia, a OMS acredita que a escalada de infecção terá uma força consideravelmente maior que a Sars, que infectou mais de 8 mil pessoas e matou 774 em 2003. A organização diz que ?até mesmo no melhor cenário a próxima pandemia matará de 2 a 7 milhões de pessoas e cerca de 10 milhões necessitaram de atendimento médico." A OMS diz que é urgente o desenvolvimento de planos para responder aos problemas sócio-econômicos resultantes de grande número de pessoas doentes.

Segundo o Gartner, embora não causa obviamente efeitos diretos nos sistemas, provoca considerável impacto nos negócios e na força de trabalho. Por isso, diz o instituto, os executivos de TI devem ter planos para ameaças com a gripe do frango porque muitas estratégias de contingência usam TI ? até mesmo restrições de viagens, quarentenas ou problemas com os fornecedores ou empregados por causa da suspeita da doença. Os CIOs devem se assegurar que suas organizações tenham planos para que um ataque não interrompa seu curso e traga conseqüências imprevisíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.