HP usa projeto próprio de TI sustentável como exemplo de criação de valor

0

Cerca de 1,4 bilhão de quilowatts de energia economizados por meio de estratégias de design de desktops e notebooks, 50% de redução na quantidade de papel e plástico utilizados nas embalagens de impressoras, 100 mil toneladas de plásticos reciclados na fabricação de novos produtos de impressão, 10 mil servidores reciclados e 151 mil toneladas de hardware e suprimentos recuperados para reciclagem e recomercialização. Estes foram alguns dos resultados obtidos pela HP Brasil com seu programa de sustentabilidade ambiental, que neste ano aparece como a quinta no ranking da Interbrand como a marca mais sustentável do mundo.

Os números foram apresentados pelo diretor de operações e sustentabilidade da HP Brasil, Kami Saidi, durante palestra nesta terça-feira, 25, no Fórum Green Tech, promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações. O executivo abordou o tema “Criação de valor com TI sustentável” e utilizou o programa da própria empresa para mostrar como a TI e a adoção de políticas de sustentabilidade ambiental podem contribuir para amenizar as mudanças climáticas no planeta e, ao mesmo tempo, proporcionar crescimento, maior produtividade, diferenciação competitiva e inovações, entre outros benefícios. Ele cita um estudo do Gartner o qual mostra que o setor de TI hoje responde por apenas 2% das emissões globais de gases de efeito estufa e também contribui para reduzir as emissões do restante da economia.

Entre os principais aspectos em que a tecnologia da informação pode colaborar na direção de negócios sustentáveis, Saidi cita a redução do consumo de energia e emissão de carbono, a substituição de processos com intensa emissão de carbono por processos de baixo carbono e a possibilidade de habilitar o gerenciamento de uma economia de baixo carbono.

O executivo diz que os objetivos do programa de sustentabilidade ambiental da HP Brasil são atender a demanda crescente dos clientes por TI verde e as legislações governamentais, além de capturar valor. Para isso, Saidi conta que a companhia criou uma estrutura que incluiu desde um comitê de governança para sustentabilidade, a estratégia de comunicação, a infraestrutura de TI até a coleta de produtos. O papel do comitê é gerenciar as questões envolvendo conformidade, o posicionamento ambiental da marca, o engajamento dos acionistas, educação e acesso ao mercado.

Paralelamente a essa estrutura, a HP Brasil criou mais de 50 centros de serviço ao cliente e 55 HP Stores que são responsáveis pela logística reversa e a reciclagem de baterias, hardware e suprimentos. Em 2009, a empresa também montou o primeiro centro de reciclagem de cartuchos na América Latina com capacidade para processar 1,2 milhão de cartuchos ano, provenientes do programa de coleta de cartuchos e das operações industriais da HP. Ela desenvolveu ainda o projeto “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental” em parceria com o Instituto Akatu, que atende 2 mil alunos de escolas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.