TIM anuncia parceria com HP para distribuição de cartões SIM

0

A TIM e a HP Communications and Media Solutions anunciaram uma parceria para a distribuição de SIMcards da operadora.  O acordo visa agilizar a logística de distribuição dos chips e facilitar as ativações de linhas dos consumidores.

Por meio da plataforma DSP da HP, o abastecimento de cartões SIM tornou-se automático, diferentemente do processo tradicional offline. "No processo offline, os cartões SIM já saem da operadora pré-ativados e são distribuídos nas lojas com a numeração pré-gravada nele. Com o processo de ativação dinâmica, o chip sai da fábrica com a ativação pré-definida, mas que não é definitiva. Isso permite que a operadora tenha mais flexibilidade no processo de logística e abastecimento, pois a ativação acontece no momento em que o assinante adquire o chip no ponto de venda. A partir daí, é feita a identificação e só então o chip recebe a numeração definitiva", explica o diretor de soluções de comunicação, mídia e entretenimento da HP, André Pinho.

A plataforma foi implementada pela TIM em São Paulo e no Rio de Janeiro e até fevereiro de 2014 o processo será adotado nas outras regiões do País. A ideia é reduzir o tempo que o consumidor espera na loja para ativar sua linha e, principalmente, melhorar a logística desses itens. "O ganho maior é para a logística. Antes, era necessário ter a quantidade de chips programada para uma certa localidade e preparar outro pacote de chips para outra localidade, o que fazia a produção ser menos eficiente. No momento em que as ativações só são feitas nos pontos de vendas, o chip passa a ser o mesmo para qualquer lugar, o processo todo fica muito mais eficiente e gera uma economia de escala muito grande", diz o gerente da área de criação de serviço da TIM Brasil, Carlos Cavalcanti Batista.

A TIM vai integrar essa plataforma DSP com a solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês) da HP. "As funcionalidades da solução de MDM (mobile device management) são a disponibilização de aplicativos específicos da TIM, gestão do terminal e a segurança dos dados. Ou seja: uma vez que o celular é perdido ou roubado, o assinante pode apagar todos os dados e bloquear o chip. Além das funções de administração para ativar um novo assinante, com configurações que a operadora precisa", cita Pinho, da HP.

A plataforma de MDM é interessante para a TIM alavancar suas vendas por meio de ofertas personalizadas para cada cliente, já que, por meio dela, é possível conhecer a base de clientes, saber quais as funções dos aparelhos e entender a utilização dos planos pelos consumidores. "Supondo que um cliente tenha um chip pré-pago em um smartphone com várias capacidades, a TIM pode fazer ofertas especializadas para um pacote de dados, por exemplo, oferecendo um plano mais adequado para melhorar a experiência dele", diz Batista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.