Startup cria sistema IoT que automatiza compras de itens de consumo recorrente

2

A Shopper.com.br , startup que auxilia os consumidores a planejarem e economizarem nas compras de supermercado, acaba de lançar o Appius. O dispositivo é uma solução IoT residencial, desenvolvida por uma empresa brasileira, que automatiza o abastecimento de itens essenciais de consumo como: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, bebidas, pets e frutas.

Com interface digital, o Appius é 100% integrado ao sistema da startup e ajuda os consumidores a terem controle sobre suas compras, evitando desperdícios. Segundo Fábio Rodas, CEO e cofundador da Shopper, a ideia é que o aparelho fique próximo às lixeiras, para que sejam passados os códigos de barras antes de jogar fora a embalagem. "Uma família consome de 25 a 60 produtos diferentes, por isso é muito difícil saber quanto de cada produto a família consome. Desenvolvemos a solução para ser algo simples.

Com o Appius, de forma rápida, os usuários conseguem entender o consumo da família e manter a casa abastecida sem que os itens essenciais acabem, economizando dinheiro e evitando desperdício", explica Fábio.

A tecnologia do Appius começou a ser desenvolvida em 2016 e, em 2018, a Shopper.com.br conseguiu apoio da FAPESP para acelerar o desenvolvimento do projeto. No total, a startup já investiu mais de R$2 milhões na elaboração do dispositivo.

"Nós queremos construir um país com menos desperdício, mais eficiente, no qual as pessoas possam consumir e viver de forma inteligente, sem se preocupar com a falta de produtos básicos em casa. Esse é um grande passo em direção a nosso sonho, de construir um mundo onde os produtos essenciais chegam na casa das pessoas com a mesma facilidade que a água chega na torneira", Bruna Vaz, cofundadora e COO da Shopper.com.br.

Além de manter a despensa do cliente sempre abastecida, o dispositivo ajuda a aumentar ainda mais a eficiência do sistema de compras planejadas da Shopper.com.br, que usará as informações captadas pelo dispositivo para comprar dos fabricantes com ainda mais precisão. Isso faz com que a startup aprimore seu sistema e compre (direto dos fabricantes) apenas aqueles produtos que sabe que irá vender. Esse planejamento também se traduz em uma logística mais eficiente, organizada com antecedência.

Somados, esses fatores possibilitam à Shopper.com.br cobrar preços baixos: em média 15% menores que os dos supermercados online tradicionais. Essa maior eficiência do modelo já gerou R$ 2 milhodes de economia para milhares de clientes.

O primeiro lote de dispositivos Appius serão entregues gratuitamente para clientes da Shopper que se inscreverem no Appius.com.br.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.