Especialistas alertam para a necessidade de mais investimentos em inovação no Brasil

0

O coordenador de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Alexandre Motta, destacou nesta sexta-feira, 25, que o Brasil investe apenas 0,55% do PIB em pesquisa, desenvolvimento e inovação, enquanto as demais nações emergentes destinam até 2,5%.

A declaração de Motta foi feita durante reunião do projeto Sextas da Inovação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O coordenador do CNPq também mostrou os resultados dos programas CI-Brasil e Startup Brasil, que dão apoio a empresas na área de inovação tecnológica. Segundo ele, o Startup Brasil, criado em 2013, atua em parceria com empresas privadas, as aceleradoras. Para Motta, isso mudou completamente o viés do programa e ajudou no sucesso das startups selecionadas. Até hoje, o programa já apoiou 183 startups, sendo que 135 ainda estão funcionando.

Apesar do relativo sucesso dos programas, o presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps), Hugo Giallanza, observou que o índice de mortalidade dessas empresas é alto — de cada 100 apenas uma empresa sobrevive. As incubadoras, na avaliação dele, ajudam os novos empreendedores a entender e a inserir seus produtos no mercado.

Giallanza ponderou ainda que o fomento público é essencial, mas alertou que as startups não podem ficar dependentes desse recurso. "Tem de começar com dinheiro próprio e tentar sobreviver e validar o negócio, para depois ir em busca de apoio. A maior riqueza das startups são as pessoas."

Motta defendeu que o Brasil precisa de pesquisadores com perfil de empresários. "Hoje, 50% do fomento público para pesquisa e desenvolvimento é para a área de humanas. O Brasil precisa desenvolver engenharia."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.