LG vê lucro cair US$ 46 milhões no 4º trimestre de 2006

0

A LG Electronics divulgou os resultados ? ainda não auditados ? do último trimestre do ano passado, encerrado em 31 de dezembro. As vendas da empresa no período totalizaram 5,52 trilhões de won coreanos (KRW) ? equivalentes a US$ 5,86 bilhões ?, o que representou uma queda de 8,8% em relação aos cerca de KRW 6,05 trilhões (US$ 6,39 bilhões) obtidos no trimestre anterior e de 11% em relação aos KRW 6,18 trilhões (US$ 5,96 bilhões) do ano anterior.

A razão do recuo é atribuída pela empresa ao rígido controle de inventário no fim de ano e à menor venda de produtos com display da matriz da LG. As cifras globais, abrangendo as subsidiárias no exterior, cresceram 9,8% em relação ao trimestre anterior. No entanto, o lucro operacional registrou perda de KRW 43 bilhões (US$ 46 milhões).

As vendas da matriz no ano totalizaram KRW 23,2 trilhões (US$ 24,2 bilhões), 3% a menos que no ano anterior. O lucro líquido foi KRW 212 bilhões (US$ 222 milhões). Em termos globais, as vendas aumentaram 3% em comparação aos KRW 35,5 trilhões (US$ 34,7 bilhões) anteriores, totalizando KRW 36,7 trilhões (US$ 38,46 bilhões). As vendas consolidadas, incluindo as subsidiárias, aumentaram 4% em relação aos KRW 44,4 trilhões (US$ 43,41 bilhões) registrados no ano anterior, chegando a KRW 46,2 trilhões (US$ 48,4 bilhões).

Na área de Mobile Communications a receita com celulares atingiu KRW 2,18 trilhões (US$ 2,33 bilhões), um crescimento de 2,9% na comparação com o trimestre anterior, mas representou uma queda de 10,8% em relação ao ano anterior. A LG comercializou 17 milhões de celulares (8,9 milhões CDMA; 6,2 milhões em GSM; 1,8 milhão em WCDMA), totalizando 64,4 milhões de unidades em 2006. O bom desempenho na América do Norte foi impulsionado pelos aparelhos WCDMA ? os mercados da Europa, Ásia e regiões do Oriente Médio e África lideraram em GSM. O lucro operacional caiu 1% ? de 3,7% para 2, 7% ? em relação ao trimestre anterior em conseqüência da redução nos preços de alguns produtos estratégicos.

As vendas da unidade Digital Display totalizaram KRW 1,20 trilhão (US$ 1,27 bilhão), o significou um forte queda, de 13,9%, em relação ao ano anterior devido ao aumento na defasagem de preços e ao controle do inventário no fim do ano. A forte concorrência no mercado de painéis LCD no segmento de 40 polegadas, segundo a empresa, foi responsável pela queda nas vendas de painéis de plasma e pela perda no lucro operacional. O desempenho de TVs plasma e LCD, tendo como base o número de unidades vendidas, cresceu 55% e 72%, respectivamente, em relação ao trimestre anterior.

As vendas de produtos de mídia e informática da unidade Digital Media foi 0,3% menor que no trimestre anterior, totalizando KRW 657 trilhões (US$ 700 bilhões), enquanto que as da unidade Digital Appliance cresceram 5,8% em relação ao ano anterior, totalizando KRW 1,31 trilhão (US$ 1,39 bilhão).

A meta de vendas global da LG para este ano é de KRW 40 trilhões (US$ 44,5 bilhões) e a meta da matriz é de KRW 24 trilhões (US$ 26,7 bilhões), o que representa um aumento de 9% e 3%, respectivamente, em relação aos desempenhos de 2006. As perspectivas da empresa para este ano são conquistar um crescimento lucrativo e aumentar a participação no mercado GSM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.