Vendas mundiais de chips para PCs sobem 31,3% no 4º trimestre de 2009

0

As vendas mundiais de chips para PCs aumentaram 31,3% no último trimestre de 2009 na comparação com mesmo período do ano passado. Segundo pesquisa da IDC, no acumulado do ano, o número de unidades de microprocessadores vendidas cresceu 2,5%, mas a receita recuou 7,1%, para US$ 28,6 bilhões.
Tanto o mercado de chips para PCs móveis quanto o de chips para desktops registraram bom desempenho no quarto trimestre do ano passado. As vendas de processadores para PCs móveis aumentaram 11,7%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto que para desktops cresceu 4,8%.
De acordo com Shane Rau, diretor de pesquisa da IDC e autor do estudo, apesar do crescimento modesto das vendas em relação ao trimestre imediatamente anterior, os bons resultados na comparação com o ano anterior mostram que o mercado de microprocessadores para PC está voltando à sua sazonalidade habitual. "O estudo mostra claramente que o mercado já deixou a crise, e aponta para um crescimento na demanda para este ano", prevê Rau.
O relatório revela, ainda, que no trimestre passado a fabricante de chips AMD abocanhou parte da fatia de mercado da Intel. A AMD ficou com 19,4% do mercado mundial de microprocessadores, alta de 0,7% em relação ao ano passado, enquanto a Intel ficou com 80,5%, queda de 0,6% na comparação anual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.