Sun e a Comunidade NetBeans anunciam suporte para vários idiomas

0

A Sun Microsystems e a Comunidade NetBeans acabam de anunciar o lançamento do ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans 5.5 em português, japonês, chinês simplificado e tradicional. Além disso, a solução está em processo de tradução para o albanês, tcheco, holandês, francês, alemão, grego, espanhol e sueco.

A iniciativa é resultado do interesse demonstrado pelos grupos de usuários Java espalhados pelo mundo. Michel Graciano, desenvolvedor de software da KSI Soluções em Informática e membro do grupo SouJava, foi um dos líderes do processo de tradução para o português. "O NetBeans IE é meu principal ambiente de desenvolvimento e percebi que muitos programadores de Java novatos não tinham conhecimento suficiente de inglês para utilizá-lo e uma plataforma realmente internacionalizada é muito importante. Além disso, a iniciativa é uma boa alternativa para expandir o NetBeans no Brasil, onde muitas organizações governamentais e universidades desenvolvem aplicações com código aberto", destaca o executivo.

De acordo com gerente mundial da Comunidade NetBeans da Sun Microsystems, Bruno Souza, a língua portuguesa foi a única a contar com tradução feita integralmente pela comunidade. "O NetBeans em português é uma conquista da comunidade Java brasileira. Desenvolvedores Java de todo o pais podem agora utilizar o NetBeans, uma ferramenta livre, profissional, de alta produtividade e agora totalmente em nossa língua natal", comemora o executivo.

A participação da comunidade, segundo Souza, é fundamental para o sucesso de projetos de código aberto como o NetBeans. ?As traduções feitas por co-desenvolvedores são exemplos perfeitos do comprometimento da comunidade para o sucesso do projeto. Ao customizar o código para atender as suas necessidades, companhias e desenvolvedores ajudam a ampliar a qualidade do produto, que por sua vez beneficiará um número muito maior de pessoas. Acreditamos que ao suportar iniciativas como essa, envolvendo líderes da comunidade, direcionamos esforços para fortalecer a comunidade NetBeans", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.