Quem cuida da sua carreira é você!

0

Todos os dias são divulgados novos dados sobre vagas disponíveis na área de TI. O último número chega a 400 mil vagas. Tantas oportunidades e uma enorme falta de profissionais qualificados fazem com que os salários disparem.
Os pais, preocupados com o futuro de seus filhos e atentos ao mercado de trabalho, na maioria das vezes mesmo sem entender o que um profissional de TI faz, acreditam que estar neste mercado é uma excelente oportunidade para que seus filhos consigam o tão desejado primeiro emprego. O fato de a garotada passar o dia inteiro na frente do computador corrobora esta certeza. Quem nunca escutou um pai dizer: “já que você passa o dia inteiro na frente do computador, porque não arruma uma maneira de ganhar dinheiro com ele?”.
Com o passar do tempo, os pais ficam mais ansiosos e a pressão sobre a garotada aumenta; de um lado os pais começam a falar com todos os conhecidos para conseguir uma vaga; por outro, a garotada fala com os amigos para ver se consegue algo e, inevitavelmente, uma oportunidade aparece.
As entradas para o mercado de TI são, na sua maioria, nas áreas de: suporte técnico, call center, teste, desenvolvimento ou documentação. Para a garotada não importa muito o que eles irão fazer, mas sim que terão seu próprio dinheiro para a balada e o fim da “pegação” no pé pelos pais.
O tempo passa e a garotada começa a se identificar com a empresa e com as atividades que fazem em TI. É comum nesta etapa da carreira acontecer diversas mudanças entre as áreas: quem trabalhava com suporte técnico resolve mudar para desenvolvimento, do call center vai para processos/documentação e assim sucessivamente. Isto acontece facilmente porque os salários não são muito diferentes e o nível do conhecimento nesta fase da carreira ainda é muito pequeno.
Para quem ainda não entrou na faculdade é quase natural escolher um curso na área de TI e, para quem já entrou, a possibilidade de mudar de curso é muito grande. O problema é escolher qual curso fazer.
Hoje em dia existem tantos cursos e com tanta diversidade que nem os mais experientes no mercado conseguem diferenciar um currículo do outro, muito menos dizer qual é o melhor. Os critérios escolhidos para decidir o que fazer normalmente estão ligados à qualidade da faculdade, o preço dos cursos e, claro, na indicação de um amigo ou de um chefe.
Nesta fase da carreira, a garotada não sabe muito bem o que está fazendo, muito menos para onde está indo. Eles sabem que estão na faculdade, têm um emprego e acreditam que um dia irão conseguir virar chefe, crescer na vida e ganhar muito dinheiro. O gostar e o prazer neste momento estão ligados a lugares e coisas muito distantes da faculdade ou do trabalho.
Os anos passam e o final da faculdade se aproxima; o que há anos atrás era um embalo hoje já virou carreira; o desespero com o final da fase universitária é muito complexo na cabeça dos jovens profissionais e eles não sabem qual é o próximo passo.
As antigas pressões vindas dos pais retornam, mas agora em nova roupagem; os chefes começam a pressionar dizendo que só com faculdade hoje não se vai a lugar nenhum, a competição, nem sempre velada entre os amigos, fica mais acirrada.
O comportamento do recém-formado não está, nem de longe, ligado ao que ele gosta de fazer ou a um planejamento consistente e real do que ele quer para a sua carreira. Ele busca uma pós-graduação muito mais por uma possível oportunidade de crescimento na empresa, ou porque determinado curso está na moda e dizem que dá dinheiro.
Atualmente a pós-graduação para a carreira de TI esta como a residência para a medicina: o aluno acaba a graduação e tem a obrigação de se especializar. O resultado deste circulo vicioso é quase sempre o mesmo: profissionais frustrados, estressados, caixas e caixas de ansiolíticos e pouco (ou até mesmo nenhum) prazer no que se faz.
Mas dá para ser diferente?
É claro que dá!
É preciso pensar muito, planejar e utilizar as ferramentas que existem em abundância, de maneira produtiva.
O primeiro passo é identificar o que se “acha” que se gosta de fazer. Por exemplo: acho interessante a função de Gerente de Operações de Data Center, ou Arquiteto de Sistemas.
Com certeza o garoto não tem a menor ideia do que estes profissionais fazem, qual é o lado bom e qual o lado ruim destas profissões. Gosta porque achou interessante o perfil destes profissionais no “Linkedin” (o primeiro passo para todo jovem que entra na carreira de TI é criar um ID no “Linkedin” e mandar convite para todo mundo).
A partir daí, selecione alguns perfis de profissionais que trabalham em empresas e indústrias diferentes, olhe os cursos e faculdades que fizeram, as empresas que trabalharam e formule uma série de questões, todas com o objetivo de entender qual o caminho e as escolhas que fizeram, onde acertaram e onde erraram, o que fariam diferente e, fundamentalmente: o que lhes dá prazer e o que não gostam de fazer.
O próximo passo é enviar um e-mail para os profissionais escolhidos. Seja absolutamente objetivo, redija no máximo 3 a 4 linhas. Explique que você é um entrante na carreira que viu o perfil dele em uma rede social, que não está procurando nem pedindo emprego, mas que admirou sua trajetória e que gostaria, dentro das possibilidades dele, de conversar por 5 minutos por telefone para que ele pudesse te ajudar respondendo algumas perguntas a definir seu futuro. Tenho certeza que muitos se sentirão honrados em ajudá-lo. Com essas informações de quem vive o lado bom e ruim no dia a dia da carreira que você sonha em ter, certamente vai ficar mais fácil traçar o seu futuro.
E aí, o que você prefere: definir sua carreira com planejamento e estratégia ou ‘achismos’ dos amigos e promessas de promoções?


Alberto Parada, vice-presidente de Educação da SUCESU-SP, colunista e palestrante, integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, formado em administração de empresas e análise de sistemas, especialista em Gestão de Projetos e Outsourcing; atuou como executivo na IBM, CPM-Braxis, Fidelity e Banespa; é voluntário no HEFC, hospital para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.