Nokia comemora frutos da compra da ALU, e volta o foco para a diversificação

0

Após a consolidação da Alcatel Lucent, a Nokia começa a colher os frutos de uma das maiores consolidações entre fornecedores de tecnologia da história do mercado de telecom. Mas agora precisa adaptar o seu discurso. Se há alguns anos a empresa se colocava como uma empresa focada exclusivamente em mercados móveis, a estratégia agora, como não poderia deixar de ser, é na diversificação do portfólio. Os números que justificam esse novo discurso  foram apresentados por Rajeev Suri, CEO da Nokia, em conferência com analistas e jornalistas durante o Mobile World Congress 2017, que acontece esta semana em Barcelona. Em 2015 a empresa tinha uma receita de 12,5 bilhões de euros, sendo 92% proveniente da divisão de redes. Com a compra da ALU, a empresa dobrou suas receitas, para quase 24 bilhões de euros, mas fragmentados em muito mais áreas de negócios. As receitas da divisão de redes móveis passou a 56%. Outras áreas passaram a ser importantes na estratégia da empresa: redes fixas (10%); redes IP (12%); redes ópticas (7%); aplicações e serviços (4%); outras tecnologias e licenciamento (4%). Segundo Suri, esta nova abordagem é positiva. Segundo o CEO, as margens estão subindo. A empresa pretende expandir sua atuação no mercado de enterprise, mas focando-se nas 4 mil empresas de ponta no uso de tecnologias de redes e sistemas. Softwares passam a ter um papel importante na estratégia da Nokia, mas não apenas para suas próprias redes, mas para funcionar de maneira integrada e agnóstica com qualquer rede e qualquer tipo de equipamento. "A Nokia é uma empresa fundamentalmente diferente em relação ao que era há um ano diz Suri.

A empresa está aproveitando o evento de Barcelona para anunciar a sua iniciativa 5G First, para desenvolver as primeiras soluções fim-a-fim de 5G, da rede ao handset. A maior parte do projeto está baseado na parceria com Verizon que pretende ter 17 cidades com experiências de 5G pré-comerciais já este ano. A Nokia entende que nos EUA e Ásia haverá um esforço de pioneirismo em redes 5G, antes mesmo da padronização global, e disse estar disposta a abraçar todas as iniciativas, dos "early adopters ao mainstream". A estratégia da Nokia (e certamente dos demais vendors) de impulsionar desde já a tecnologia de 5G traz um risco: uma possível redução de Capex nas redes 4G. Suri, contudo, minimiza esse risco. Para ele, a demanda é tal nas redes móveis atuais que os investimentos em tecnologias avançadas de 4G é inevitável nos próximos anos, mas a preparação das redes para o conceito de 5G precisa começar simultaneamente.

Outra preocupação da Nokia é com a demanda por soluções que contemplem o ambiente "multinacional e federalizado da Internet das Coisas", nas palavras de Suri, ou seja, aplicações e tecnologias que possam funcionar de maneira integrada e padronizada em diferentes países. O projeto Wing da Nokia parece atender a esta demanda.

Por fim, a empresa anunciou uma forte estratégia de licenciamento de marca e tecnologias. A HMD, responsável pela marca Nokia no mercado de handsets, é um exemplo, mas Rajeev disse que outras iniciativas devem vir no mercado de wearables e outros segmentos de IoT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.