Governo quer definir modelo de licenciamento de software público

0

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) firmou acordo de cooperação com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério de Planejamento, para o desenvolvimento de um modelo de licenciamento do Software Público Brasileiro (SPB).

O objetivo é facilitar o compartilhamento de aplicativos baseados em software livre entre os municípios, estados e a União, e reduzir os gastos da administração pública com a produção de soluções. ?Por não haver o compartilhamento, muitas vezes os Estados acabam desenvolvendo softwares semelhantes?, destacou o secretario de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna. A iniciativa prevê, também, o compartilhamento de software com a comunidade.

Pelos termos do acordo, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e a Abep serão responsáveis pela definição, classificação, normatização, divulgação, utilização e licenciamento do Software Público Brasileiro. As soluções que poderão se tornar públicas vão ser catalogadas e as informações estarão disponíveis no Portal para o Software Público Brasileiro, que já está em construção.

Seminário

O Ministério do Planejamento promove nesta quinta-feira (27/04), em Brasília, o seminário ?Desafios e Tendências da Gestão do Conhecimento no Setor Público?. O evento, que será no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, contará com a participação de especialistas brasileiros e do exterior.

O objetivo do evento é difundir e compartilhar práticas nas organizações nacionais e internacionais sobre a gestão do conhecimento. ?Quando o governo é mais transparente entre si, ele também se torna mais transparente para a sociedade?, afirmou Santanna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.