FBI pretende manter em segredo método que permitiu desbloqueio do iPhone de terrorista

0

O FBI deve dizer à Casa Branca que sabe muito pouco sobre a ferramenta de hacking que foi utilizada para desbloquear o iPhone de um dos atiradores que mataram 14 pessoas de San Bernardino, na Califórnia, no início de dezembro do ano passado, e que por isso não faz sentido iniciar uma discussão interna no governo sobre a possibilidade de compartilhar o método utilizado para quebrar o código do software de criptografia com a Apple.

A justificativa técnica e burocrática por trás dessa decisão tem como propósito, na verdade, manter a Apple no "escuro" sobre as vulnerabilidades de segurança existentes em certos modelos de iPhones, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto disseram ao The Wall Street Journal.

Trata-se de uma ferramenta de hacking que, segundo o diretor do FBI, James Comey, custou ao governo mais de US$ 1 milhão. A polícia federal norte-americana queria ter acesso aos dadosdo smartphone do terrorista na esperança de encontrar informações associados ou adicionais sobre o crime. Com a recusa da Apple em colaborar, o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) moveu uma ação judicial para forçar a empresa a ajudar os investigadores a desbloquear o smartphone. A empresa usou como argumento a preservação da privacidade de milhões de outros usuários do iPhone.

O confronto praticamente terminou quando um colaborador externo, ainda não revelado ­— especula-se que tenha sido a Cellebrite, empresa israelense que desenvolve sistemas de segurança —, passou a ajudar o FBI no desbloqueio do smartphone, o que levou a agência a dizer que não precisava mais da colaboração da Apple. Isso, no entanto, levantou a questão se o FBI não teria de notificar a Apple sobre o método para contornar o sistema de segurança. O plano do FBI é um sinal claro de que não tem a intenção de fazê-lo.

A agência de investigações deve enviar uma notificação formal à Casa Branca nos próximos dias dizendo que adquiriu a ferramenta de hacking recentemente e os funcionários ainda não estão familiarizados com o código para executá-la. O FBI dirá apenas que seus agentes não estão cientes de uma vulnerabilidade no software, o que será comunicado ao painel Vulnerabilities Equities Process, um grupo interinstitucional que decide se os fabricantes devem ser notificados sobre falhas de segurança.

Mas a decisão de não compartilhar a vulnerabilidade com a Apple muito provavelmente vai irritar os defensores da privacidade, que alegam a abordagem do FBI para criptografia enfraquece a segurança dos dados para os usuários.

Procurada pelo jornal americano, a Apple citou comentários anteriores feitos por um de seus advogados, o qual disse que a empresa estava confiante que a vulnerabilidade que o FBI aparentemente encontrou teria uma vida útil curta, e que ela iria continuar a fazer melhorias na segurança de seus smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.