País se prepara para a chegada da 5ª Geração da telefonia móvel

0

O mercado móvel do Brasil possui condições para potencializar sua economia, a produtividade de seus setores e o desenvolvimento social. Assim destaca o estudo Temas em Regulamentação das Telecomunicações do Brasil publicado pela 5G Americas, e que faz parte da Série de Estudos de Mercados na América Latina.

Segundo dados fornecidos para a entidade pela consultoria Ovum, o mercado do Brasil alcançará 230,6 milhões de linhas móveis em 2023, o equivalente a uma penetração de 104,7%. A previsão é de que as linhas LTE irão somar 82,16% de todas as linhas móveis, alcançando 189,4 milhões de acesso. A evolução também será vista no que diz respeito à banda larga móvel, que alcançarão uma penetração de mercado de 103,6% em 2023.

"É necessário que a Anatel siga trabalhando na entrega de espectro radioelétrico para serviços móveis com o objetivo de preparar o território para a implantação da 5G. Neste sentido, é muito importante o anuncio realizado pelas autoridades de que, para o próximo ano, acontecerão as primeiras licitações de espectro. Este desenvolvimento precisará de bandas distintas de espectro, altas, médias e baixas. É desejável que se coloque à disposição do mercado espectro novo, sem que existam discriminações às operadoras já presentes neste mercado e que realizam investimentos de maneira constante para que o setor se desenvolva", explicou Jose Otero, Vice Presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe.

Por sua vez, as normas relacionadas ao desenvolvimento de infraestrutura também são necessárias para a chegada da 5G. Um dos pontos importantes em questões de norma é que o prazo para a emissão de qualquer licença necessária não poderá ser superior a 60 dias, contados da data de apresentação do requerimento. Neste sentido, embora a 4G e a 5G sejam heterogêneas, é necessário que existam estações "macro", mas também um tecido de "small cells" para garantir disponibilidade de serviço e atenção para mais tipos de conexão.

Enquanto isso as políticas do serviço universal do Brasil estão sujeitas às metas de universalização atualizadas de acordo com o "Plano Geral de Metas de Universalização" (PGMU). Os recursos para os serviços universais se reúnem por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), cujo objetivo é fornecer recursos para custear a porção atribuída exclusivamente para cumprir com as obrigações do serviço universal de telecomunicações, que não podem ser recuperadas com a exploração de um serviço eficiente.

O estudo reforça a situação do espectro radioelétrico, o desenvolvimento de infraestrutura, as normas para implementar bloqueadores de sinal, o uso do serviço universal e a criação de sistemas de alertas do tempo, com o objetivo de analisar as oportunidades de desenvolvimento dentro de um ambiente digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.