Um Telecom amplia malha óptica no Nordeste com solução DWDM

    0

    Ampliar a cobertura de suas redes ópticas no Nordeste para expandir a oferta de serviços e aumentar sua base de clientes na região. Esse é o principal objetivo da Um Telecom, provedora de serviços de telecomunicações de Recife (PE), ao investir na expansão de suas redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing). No total, a ampliação chega a mais de três mil quilômetros, abrangendo os estados de Alagoas, Ceará, Piauí e Pernambuco e Bahia.

    Para Rui Gomes, CEO da Um Telecom, com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em infraestrutura de alta capacidade para continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis. "Nesse sentido, a Padtec é uma importante parceira para a evolução das nossas redes ópticas, pois além da capacidade técnica dos equipamentos, temos um excelente suporte dos times da companhia", ressalta Rui.

    "Com sua solução compacta, por exemplo, podemos começar montando redes com canais de 10 Gb/s e ir expandindo a capacidade gradativamente, chegando a canais de 100 e 200 Gb/s, na medida em que cresce a demanda e a nossa atuação no mercado. E isso em apenas 4U de altura", completa.

    Para iluminar as novas rotas da operadora, a Padtec forneceu transponders de 100 Gb/s e os novos modelos compactos com canais de 200 Gb/s, além dos modernos amplificadores ópticos com VOA (Variable Optical Atenuator) – que se adaptam às variações de atenuação das fibras ópticas – da Plataforma LightPad. As novas rotas de rede óptica da Um Telecom possuem terminações nas capitais Recife, Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) e, também, em municípios como Salgueiro (PE), Petrolina (PE), Remanso (BA), Picos (PI), Floriano (PI), Palmares (PE), Quipapá (PE), Caruaru (PE) Garanhuns (PE), Arapiraca (AL), além de outras cidades do interior desses estados.

    Um dos destaques da rede  está no uso de dois dos três modelos de shelf da Plataforma LightPad da Padtec (com 4 e 14U de altura), com o objetivo de garantir aplicações adequadas aos nós de média e alta capacidade ao longo da rede óptica, tornando a solução mais eficiente e garantindo à provedora o uso otimizado de energia e de espaço.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.