TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Casa Brasil inaugura unidade no Distrito Federal

Postado em: 26/06/2007, às 22:27 por Redação

O projeto Casa Brasil inaugura nesta quarta-feira (27/6) mais uma unidade das 90 planejadas para entrar em funcionamento neste ano. A cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, terá uma unidade equipada com laboratório de ciências, telecentro, auditório e estúdio multimídia e que funcionará no campus avançado da Universidade de Brasília (Unb).

Para o coordenador nacional do projeto Casa Brasil, professor Marco Aurélio de Carvalho, a participação da Unb na construção da unidade Ceilândia reforça o papel da universidade de estar junto à comunidade. "A universidade moderna está baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão e é esse terceiro elemento que faz a interface direta com a comunidade", observa.

Localizada a 24 quilômetros do Plano Piloto, onde funciona a estrutura administrativa da capital Brasília, Ceilândia ocupa uma área de 232 quilômetros quadrados e tem cerca de 500 mil habitantes. A cidade satélite é estigmatizada por diversos problemas sociais, tais como o nível baixo de escolaridade e a baixa renda de seus moradores. Segundo dados da Administração Regional de Ceilândia, 46,23% da população não concluiu o ensino fundamental e apenas 12,56% tem segundo grau completo. Além disso, somente 2% da população têm curso superior e a cidade não tem nenhuma sala de teatro ou cinema. A cidade tem apenas uma biblioteca e cerca de 16% das pessoas vivem com menos de um salário mínimo.

O Casa Brasil é um projeto do governo federal que tem como objetivo reduzir a desigualdade social em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), levando a esses locais um espaço que privilegia a formação e a capacitação em tecnologia aliada à cultura, arte, entretenimento e participação popular, com forte apoio à produção cultural local.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top