Casa Brasil inaugura unidade no Distrito Federal

0

O projeto Casa Brasil inaugura nesta quarta-feira (27/6) mais uma unidade das 90 planejadas para entrar em funcionamento neste ano. A cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, terá uma unidade equipada com laboratório de ciências, telecentro, auditório e estúdio multimídia e que funcionará no campus avançado da Universidade de Brasília (Unb).

Para o coordenador nacional do projeto Casa Brasil, professor Marco Aurélio de Carvalho, a participação da Unb na construção da unidade Ceilândia reforça o papel da universidade de estar junto à comunidade. "A universidade moderna está baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão e é esse terceiro elemento que faz a interface direta com a comunidade", observa.

Localizada a 24 quilômetros do Plano Piloto, onde funciona a estrutura administrativa da capital Brasília, Ceilândia ocupa uma área de 232 quilômetros quadrados e tem cerca de 500 mil habitantes. A cidade satélite é estigmatizada por diversos problemas sociais, tais como o nível baixo de escolaridade e a baixa renda de seus moradores. Segundo dados da Administração Regional de Ceilândia, 46,23% da população não concluiu o ensino fundamental e apenas 12,56% tem segundo grau completo. Além disso, somente 2% da população têm curso superior e a cidade não tem nenhuma sala de teatro ou cinema. A cidade tem apenas uma biblioteca e cerca de 16% das pessoas vivem com menos de um salário mínimo.

O Casa Brasil é um projeto do governo federal que tem como objetivo reduzir a desigualdade social em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), levando a esses locais um espaço que privilegia a formação e a capacitação em tecnologia aliada à cultura, arte, entretenimento e participação popular, com forte apoio à produção cultural local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.