Juízes terão acesso online a informações da Receita Federal

0

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinou nesta terça-feira (26/6) convênio com a Receita Federal para permitir que juízes de todo o país tenham acesso online ao banco de dados com informações sobre identificação, localização e bens de devedores. Denominado Sistema de Informações ao Poder Judiciário (Infojud), por meio dele os juízes terão acesso, praticamente em tempo real, via web, a dados cadastrais de pessoas físicas e jurídicas na Receita Federal, além de a declarações de imposto de renda e de imposto territorial rural.

"É importante salientar que não se trata de quebra de sigilo, mas de transferência de sigilo da Receita para o Judiciário. As informações estarão disponíveis apenas aos magistrados, com o uso de certificação digital. Além disso, todas as transações realizadas no Infojud são registradas e passíveis de auditoria", esclarece o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Rubens Curado.

Por meio desta e outras ações, como o Bacenjud, o Judiciário fecha o cerco contra os maus pagadores, tornando a prestação jurisdicional mais célere e mais efetiva, avalia o juiz. Com a assinatura do convênio, as requisições de informações por ordem judicial, autorizadas pelo Código Tributário Nacional, deixam de ser encaminhadas e recebidas em papel e passam a ser feitas por meio eletrônico.

De acordo com Curado, pelo sistema tradicional as informações levam até 90 dias para chegar ao Judiciário. Com o convênio, os dados estarão disponíveis quase imediatamente, o magistrado preenche uma requisição e recebe as informações minutos depois.

Dados da Receita Federal apontam que só no Estado de São Paulo são atendidas 20 mil ordens judiciais por mês. A mudança do meio físico para o eletrônico deve liberar de 80 a 100 servidores da Receita, que ficavam dedicados exclusivamente ao atendimento do Judiciário.

Segundo Curado, o acesso rápido à informação facilita a execução do processo, como é o caso de localizar uma empresa ou pessoa física que deve indenização. O Juiz pode localizar os devedores e seus bens e, assim, impor o pagamento da dívida. "O maior beneficiado do convênio será o jurisdicionado, que verá concretizada a sentença a seu favor. E a população, como um todo, pela celeridade da justiça", diz.

Os tribunais que quiserem ter acesso ao Infojud terão quer aderir ao sistema. O convênio foi assinado pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.