MCT assina acordo com a fundação para Linguagem Universal Digital

0

O ministro Sergio Rezende, assina nesta quarta-feira (27/6) acordo de cooperação científica e tecnológica entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fundação para a Linguagem Universal Digital (UNDL) das Nações Unidas. A finalidade é indexar no Sistema UNL (Universal Network Language) os conceitos em ciência e tecnologia da língua portuguesa, em códigos digitais, que em seguida poderão ser convertidos automaticamente em múltiplas línguas. O projeto será coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

O sistema UNL foi criado em 1996, no Instituto de Estudos avançados da Universidade das Nações Unidas em Tóquio, Japão, para facilitar a comunicação entre os povos e democratizar o acesso à informação e ao conhecimento por meio das novas tecnologias da informática, reduzindo, assim, a crescente exclusão digital. O sistema vem sendo desenvolvido por uma rede de pesquisa e desenvolvimento mundial da qual fazem parte mais de 150 cientistas e engenheiros da informática da inteligência artificial e da lingüística.

Em 2005, a ONU confiou a gestão e distribuição dessa patente no mercado internacional à Fundação UNDL, com sede em Genebra, Suiça. Essa fundação coordena um conjunto de centros desenvolvedores em diversos países, entre os quais a Alemanha, Armênia, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Egito (Biblioteca de Alexandria), Mongólia, Rússia, Suíça, Tailândia e os Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.