Vazamento de dados corporativos causa prejuízos de US$ 1,82 milhão por ano

0

O vazamento de dados corporativos sigilosos tem causado prejuízos da ordem de US$ 1,82 milhão por ano, segundo a pesquisa "Datagate: The Next Inevitable Corporate Disaster", da McAfee, para a qual foram ouvidos 1,4 mil profissionais de TI de empresas nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Austrália.

?Esses números estão aumentando muito e rapidamente?, alerta Claudio Bannwart, especialista em segurança digital da Compugraf, ao dizer que o vazamento de informações pode ocorrer em um simples clique no botão "enviar" de um e-mail, em uma conversa pelo instant messaging, no acesso a servidores de webmail, pela utilização de dispositivos móveis, PDAs, celulares, pen drives e até por roubos de notebooks.

O estudo revela que das companhias consultadas, 60% delas registraram casos de perda de dados confidenciais no ano passado e apenas 6% dos entrevistados declararam não ter tido nenhum problema relacionado a essa questão. Segundo o especialista da Compugraf as empresas precisam adotar soluções de proteção que as preservem do vazamento de dados e que consigam proteger o fluxo da informação no perímetro e dentro da rede corporativa.

O executivo alerta também para o fato de que o vazamento de dados pode levar a prejuízos incalculáveis de caráter financeiro e de imagem, ?pois pode ocorrer a perda de propriedade intelectual, vazamento de informações sobre planos de aquisições ou fusões de empresas, datas de lançamentos de produtos, estratégias de distribuição e outras superconfidenciais e pertinentes ao dia-a-dia das empresas?. Segundo Bannwart, as corporações precisam adotar com urgência tecnologias de criptografia de dados, proteção de mídias removíveis e sistemas de segurança para localizar, monitorar e proteger dados confidenciais dentro da rede.

?O momento é realmente crítico, as empresas têm enfrentado diversos problemas dessa natureza e a mídia tem cumprido um papel muito importante ao alertar o mercado para situações de vulnerabilidade. Por essas razões, as organizações precisam ficar ainda mais atentas aos aspectos relacionados à segurança dos sistemas e das informações?, finaliza Bannwart.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.