Malwares para dispositivos móveis crescem mais de 600% em um ano

0

Os malwares para dispositivos móveis cresceram 614% de março de 2012 a março deste ano, totalizando 276.259 aplicativos maliciosos, de acordo com dados da Juniper Networks. Os dispositivos com sistema operacional Android, do Google, são os alvos prediletos dos hackers, representando 92% de todos os ataques, enquanto em 2010 a taxa era de 24%. O relatório é baseado na análise de mais de 1,85 milhão de aplicativos móveis e vulnerabilidades.

A pesquisa identificou ainda a existência de mais de 500 lojas de aplicativos de terceiros operando mundialmente com o Android, conhecidas por hospedarem malware móvel. A maioria são provenientes da China e da Rússia. O estudo ressalta que a fragmentada cadeia de apps para Android impede que a maioria dos dispositivos recebam novos recursos de segurança do Google, deixando os usuários mais expostos a ameaças.

Além disso, quase 73% de todos os malwares identificados são instaladores falsos (FakeInstallers) ou Trojans de SMS, que exploram falhas em pagamentos móveis. Neste caso, o usuário é induzido a enviar uma mensagem via SMS para um número de pessoas definido pelos criminosos. Cada ataque bem-sucedido pode gerar aproximadamente US$ 10 de lucro imediato aos hackers.

A Juniper também encontrou uma série de aplicativos gratuitos legítimos que podem configurar em uma ameaça para vazamento de dados em dispositivos. Por meio dos aplicativos grátis fica três vezes mais fácil rastrear localização e é 2,5 vezes mais provável o acesso a agenda de endereços que em aplicativos pagos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.