Apple e IBM se unem para disputar mercado de apps corporativos

0

O uso cada vez maior de dispositivos pessoais, como smartphones e tablets, no ambiente de trabalho, que culminou no fenômeno chamado de BYOD (do inglês bring your own device, ou traga seu próprio dispositivo), tem intensificado a corrida de empresas como Apple e IBM, que firmaram parceria para disputar o crescente mercado de apps corporativos.

As duas empresas lançaram até agora 22 aplicativos específicos para iPhone, iPad e Apple Watch voltados para as indústrias de aviação, bancos, telecomunicações, produtos industriais, saúde e varejo. Em uma entrevista recente ao site MarketWatch, a IBM disse, inclusive, que está num bom caminho para alcançar sua meta de desenvolver até 100 aplicativos corporativos até o fim deste ano.

Especialização é a palavra de ordem usada por elas para tentar conquistar mais clientes corporativos e se diferenciar de concorrentes como Microsoft e BlackBerry, que também estão concentrando o foco em grandes clientes corporativos, mas por meio da oferta de apps na nuvem e recursos de segurança.

Um dos aplicativos destacados pela IBM é o que ajuda comissários de bordo remarcar vôos para passageiros de voos atrasados e pilotos a calcular a quantidade de combustível necessária para determinada rota. "As aplicações têm sido muito bem recebidas", afirmou ao site Katharyn White, vice-presidente de marketing da unidade IBM Global Services e chefe do consórcio Apple-IBM.

Segundo a executiva, uma vantagem competitiva é que a empresa é capaz de projetar aplicativos para casos de uso específicos, aproveitando as características específicas de hardware da Apple — como o recurso de videoconferência FaceTime, por exemplo. Katharyn disse que os aplicativos são projetados para "abordar um ponto crítico da indústria", com o objetivo de capacitar os funcionários a completar suas tarefas de forma mais eficiente. "Imagine uma suíte de aplicativos para uma função específica", disse ela.

Embora Katharyn não cite declaradamente, outra vantagem competitiva é a marca Apple. Um estudo com 500 profissionais de tecnologia da informação, divulgado esta semana pela Spiceworks, comunidade online para profissionais de TI, revela que o iOS já é o sistema operacional móvel mais amplamente utilizado pelas empresas americanas. Oitenta e um por cento disseram ter dispositivos móveis equipados com o iOS em operação na empresa, na comparação com 77% de dispositivos com o Android, do Google.

A Apple e IBM também estão se preparando para um aumento do uso de aplicativos corporativos em wearables (dispositivos vestíveis), tendo já desenvolvido vários deles para o relógio inteligente Apple Watch. Estudo da IDC projeta que os aplicativos específicos para indústrias responderão por 17% de todos os aplicativos em 2019, contra apenas 10% no final de 2014.

"Apps wearables serão implantados para tratar fluxos de trabalho específicos", explicou John Jackson, vice-presidente de pesquisa de plataformas móveis e conectados da IDC. Ele prevê que o Apple Watch irá responder sozinho por dois terços do mercado wearable neste ano. "O Apple Watch está prestes a definir um padrão para o mercado", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.