Transit instala WiMAX em São Paulo

0

A operadora de telefonia Transit Telecom anunciou nesta terça-feira, 26/7, a instalação do que será a base para sua primeira rede WiMAX no Paraíso, região sul de São Paulo (SP). Segundo o diretor de tecnologia da Transit, Alexandre Alves, a operadora ainda está em fase de finalização da rede, ou seja, no estágio pré-WiMAX.

?Estamos homologando três fabricantes e um deles será o parceiro definitivo. Até o final deste mês, estaremos com a parceria fechada?, afirma Alves. O diretor da Transit não divulga o nome dos fabricantes que participam da homologação, mas o núcleo da rede WiMAX é fornecido pela Cisco. Na ponta da rede, a Transit oferecerá também conexão com hot spots Wi-Fi e telefones Wi-Fi (o diretor também não revela o nome desses parceiros).

No Brasil, até o momento, apenas provedores de internet têm projetos pré-WiMAX. Nenhuma operadora, contudo, trabalha com esse padrão. A estimativa da Transit é alcançar entre 3 mil e 5 mil usuários WiMAX no prazo de um ano, a partir de agosto deste ano.

Triple play

Segundo a operadora, essa rede será utilizada para viabilizar novas soluções e prover serviços triple play. Entre essas soluções, é certo que a Transit oferecerá serviços IPTV, para atendimento tanto a clientes corporativos quanto para condomínios.

A operação comercial deverá se iniciar de fato em agosto e deve ser levada a Campinas e Rio de Janeiro. Contará também com parcerias junto a provedores de conteúdo de vídeo e empresas de tecnologia para agregar novas soluções aos usuários, que devem ser anunciadas em breve.

O padrão WiMAX oferece taxas de transmissão de dados a até 75 Mbps, com alcance entre 30 e 50 quilômetros e opera nas faixas de freqüência de 3,5 GHz e 10,8 GHz (licenciadas) e de 2,4 GHz e 5,8 GHz (não licenciadas). Por enquanto, os testes da Transit com WiMAX estão limitados às faixas de 3,5 GHz e de 5,8 GHz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.