SEC aprova diretriz para tornar menos onerosas auditorias da Sarbox

0

Após a aprovação, em maio passado, de novas regras para tornar mais fácil a adequação das empresas à lei Sarbanes-Oxley, a Securities and Exchange Comission (SEC), a comissão de valores mobiliários norte-americana, aprovou na quarta-feira (25/7) uma nova diretriz que tornar menos onerosas as auditorias nas companhias sujeitas às regulamentações previstas pela lei americana.

Por unanimidade, o Conselho de Supervisão de Auditores de companhias abertas, em conjunto com a SEC, aprovou o padrão número 5 das normas do PCAOB, que permite aos auditores de contas se concentrem nas matérias mais importantes para o controle interno eficaz e, ao mesmo tempo, eliminem os procedimentos que são desnecessários. O padrão estabelece, também, que o auditor tenha o foco nos procedimentos necessários para executar uma análise da alta qualidade que seja condizente com os fatos e as circunstâncias da companhia.

O presidente do conselho, Christopher Cox, afirmou que a aprovação do novo padrão constitui um grande passo para facilitar uma abordagem mais eficiente dos controles previstos na seção 404 da Sarbox, que atesta que os controles internos foram submetidos a um processo de avaliação, de acordo com as normas dos reguladores norte-americanos, ao mesmo tempo em que reavalia quais os recursos que realmente importam para a integridade dos balanços financeiros.

O conselheiro Paul Atkins afirmou que o padrão antigo não será aposentado tão cedo, mas alertou que a SEC deve ter cautela. Mesmo com um padrão menos prescritivo, o sucesso não é garantido, alerta. Segundo ele, se o padrão for implementado incorretamente, poderá incorrer nos mesmos problemas trazidos pelo primeiro padrão. Na primeira versão, as companhias reclamavam que as empresas de auditoria estavam analisando o padrão com rigor máximo e cobrando taxas excessivas.

Com informações da Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.