Embratel vence leilão para fornecer acesso em banda larga a pequenos municípios

0

A Embratel assinou nesta terça-feira, 26, contrato com o Ministério das Comunicações para oferecer acesso à internet em banda larga sem fio a 12 mil pontos em todo o Brasil. Com isso, mais de 4,2 mil municípios serão beneficiados por meio do Gesac – programa de inclusão digital do governo federal que contempla comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), localizadas em regiões onde as redes de telecomunicações não oferecem acesso local à internet em banda larga.

Do total de pontos, cerca de dois terços serão destinados a escolas da rede pública e um terço, a telecentros. Eles vão alcançar regiões como aldeias indígenas nos estados de Roraima, Acre e Amazonas, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo – o ponto mais distante do território nacional, localizado a mil quilômetros da cidade de Natal –, além da base brasileira na Antártida.

Estes locais contarão com um administrador indicado pelo Ministério das Comunicações, além de suporte técnico fornecido pela Embratel por meio de linhas 0800. "Os pontos de presença são locais abertos ao público, compostos por computadores, impressoras e acesso à internet de uso totalmente gratuito", explica José Formoso, presidente da operadora.

Segundo ele, os novos internautas poderão navegar na rede com velocidades que variam de 256 Kbps a 8 Mbps, o que possibilitará a 25% das regiões contempladas no contrato a dispor de aplicações de voz (VoIP), transmissões de vídeo, áudio e videoconferência.

O consórcio liderado pela Embratel venceu a disputa com outras três operadoras, com 83% de participação no atendimento das regiões contempladas, com um lance no valor mensal de R$ 3,3 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.