Governo quer padronizar informações sobre dados pessoais

0

Gestores das áreas responsáveis pelas políticas sociais e de tecnologia da informação do governo federal se reuniram na segunda-feira, 25, no Ministério do Planejamento, em Brasília, para debater a padronização da representação de endereços e pessoas nos sistemas de informação federais.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, a ausência dessa padronização impacta na área de cadastros sociais no Brasil. "É preciso ter um padrão nacional que permita a troca de informações entre os diferentes sistemas e entre as diferentes esferas de governo", salientou.

A diretora do Departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Lúcia Modesto, destacou que esse trabalho é fundamental para resolver questões essenciais ligadas à localização e identificação dos cidadãos. Segundo ela, os cadastros do MDS possuem cerca de 70 milhões de pessoas registradas.

As experiências já em curso nessa área, como é o caso do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), do Sistema de Informação do Registro Civil (SIRC), e do cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), todos desenvolvidos no âmbito do governo federal, também foram apresentadas durante a reunião.

Segundo Santanna, a intenção é incluir padrões para a identificação de pessoas e endereços, mesmo que em caráter de estudo, na próxima versão dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING).

A atual versão da arquitetura e-PING já contempla o Catálogo de Padrão de Dados (CPD) que somente dá as diretrizes para padronizar os dados (como o formato e tamanho) trocados entre os órgãos. A nova versão da e-PING deverá ser publicada até o fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.