Microsoft vai colaborar no combate à pedofilia, diz executivo à CPI

0

O diretor-geral do MSN/Hotmail no Brasil, da Microsoft, Osvaldo Barbosa de Oliveira, manifestou nesta terça-feira, 26, o interesse do grupo em aprofundar a colaboração com as autoridades em torno do combate à pedofilia na internet. Ao ouvir a exposição dele sobre o sistema de segurança virtual da empresa, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado, senador Magno Malta (PR-ES), afirmou que a comissão está aguardando a quebra do sigilo de 18,5 mil usuários da internet no Brasil, identificados por comunicações ilegais.

A CPI também pretende pedir à Justiça a quebra do sigilo telefônico dessas pessoas, que devem ser indiciadas por crimes de pedofilia quando forem identificadas. Segundo Malta, entre 6 mil e 7 mil pessoas deverão responder criminalmente por usar a rede para praticar esses delitos.

O senador defendeu a instituição permanente de campanhas públicas, como se faz na área de saúde, alertando a população sobre a difusão da pedofilia pela internet no Brasil e também sobre o cuidado que os pais devem com os contatos que os filhos fazem por meio da rede.

O representante da Microsoft no Brasil disse que o MSN comporta ferramentas capazes de detectar a transmissão de imagens de crianças veiculadas por pedófilos. Adiantou, entretanto, que quanto às comunicações habituais de usuários não há quebra do sigilo, com o monitoramento que é feito.

Os usuários do Messenger, do Hotmail e do Windows Live Space, segundo ele, assinam termo de conduta para a utilização desses produtos, oferecidos gratuitamente. Quando são detectadas comunicações ilegais, elas são suspensas e copiadas para que fiquem à disposição da Justiça, por meio de pedidos que venham a ser feitos à Microsoft.

De acordo com Barbosa, o Brasil precisa avançar no monitoramento da internet, lembrando que nos Estados Unidos isso é feito com muita eficiência, pois "os americanos odeiam mais a pedofilia que o próprio narcotráfico".

O senador Malta disse que é preciso combater a pedofilia, por intermédio de leis rígidas que a CPI vai propor, sob pena de que "em 15 anos tenhamos um contingente enorme de pessoas seriamente lesionadas emocionalmente, vítimas desse tipo de crime".

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.