Senado aprova nome de Emília Ribeiro para diretoria da Anatel

0

O plenário do Senado aprovou, por 42 votos favoráveis e 15 contrários, o nome da assessora da presidência do Senado, Emília Ribeiro, para o conselho diretor da Anatel. O mínimo necessário para a aprovação era de 41 votos.

A indicação de Emília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerou polêmica desde que seu nome entrou em discussão na Comissão de Infra-Estrutura do Senado. Sabatinada pelos parlamentares da comissão no último dia 20, a assessora garantiu que sua ida para a agência não era decisiva para a fusão das empresas Oi e Brasil Telecom, conforme foi divulgado pela imprensa. "Vou complementar, dar idéias, participar", disse na ocasião.

Na Comissão de Infra-Estrutura, o nome de Emília foi aprovado por 13 votos favoráveis e cinco contrários. Agora, com a aprovação pelo plenário da Casa, ela está .

Emília Ribeiro substitui o ex-diretor José Leite Pereira Filho, que deixou o posto em novembro do ano passado. A nova diretora da Anatel já integra desde 2005 o conselho consultivo do órgão, do qual já foi vice-presidente. Ela é formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

Desde 1981, a assessora técnica da presidência do Senado exerce funções ligadas ao Executivo ou ao Legislativo. Ela já trabalhou na assessoria de comunicação social do Congresso Nacional e como assessora nos Ministérios da Educação, do Planejamento, do Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente e do Interior, além da Secretaria de Projetos Especiais da Presidência da República e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No Senado desde 2003, acompanhou o andamento de projetos de lei sobre telecomunicações e radiodifusão. Natural de Brasília, Emília Ribeiro é casada e tem 45 anos.

Antes de aprovar o nome da nova diretora da Anatel na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, alguns parlamentares questionaram o currículo da servidora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.