Biocor Instituto atualiza sistemas de assistência aos pacientes

1

Aos 25 anos, o Biocor Instituto se vangloria da tradição conquistada nas áreas de cardiologia e cirurgia cardíaca. Localizado em Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o hospital possui mais de 270 leitos em seus 30 mil metros quadrados de área construída, conta com cerca de 1.050 colaboradores, e oferece 39 especialidades de atendimento aos pacientes particulares e de convênios, tanto públicos quanto privados, inclusive do SUS. Aproximadamente 300 médicos são credenciados ao corpo clínico autônomo.
Durante sua trajetória o Biocor desenvolveu condições adequadas para racionalizar sua gestão, controlando a atividade através de processos bem sedimentados, com circulação integrada e confiável de informações, e, ainda, através da padronização de medicamentos, controle de estoques e compras, e prontuário eletrônico próprio. Porém, no fim de 2003, com a evolução dos processos e a expansão do hospital, o instituto descobriu a necessidade de um sistema de gestão hospitalar informatizado e que integrasse todos os setores, para tratamento online dos seus dados e informações, com a rapidez, a consistência e a segurança que a direção e a administração do hospital precisavam.
O Biocor contava com um sistema próprio, associado a um sistema de gestão empresarial externo. Suas principais dificuldades estavam relacionadas à capacidade interna de responder rapidamente às demandas por novas funcionalidades, assim como a falta de integração entre as soluções. E, para o porte que o hospital havia alcançado, os resultados estavam incompatíveis com os objetivos traçados pela direção. Decidiu-se então procurar no mercado uma solução que atendesse ao novo perfil da instituição e, após uma pesquisa de mercado de cerca de seis meses, o Biocor escolheu a MV Sistemas para automatizar seus processos.
Em julho de 2004, entraram em funcionamento no Biocor os 35 módulos da solução de gestão hospitalar, o Sistema de Gestão de Saúde MV, abrangendo as áreas clínico-assistenciais, administrativas e financeiras, e também os sistemas de prontuário eletrônico, de gestão de laboratórios, de custos e resultados e de BI. "Até agora estamos muito satisfeitos e confiantes com o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da MV. A solução implantada é atualizada todo ano com o que há de mais moderno", afirma dr. Mário Osvaldo Vrandecic, presidente do Biocor Instituto.
O processo de implementação foi realizado após uma avaliação conjunta do hospital e da MV, a partir da qual se optou por uma estratégia de implantação que permitisse um retorno rápido de informações gerenciais e controles de todas as suas áreas. Dessa forma, foi estabelecido um projeto de implantação dos sistemas com duração prevista de seis meses. O início da instalação dos sistemas ocorreu em março de 2004 e entraram em funcionamento em quatro meses, no dia 1º de julho de 2004. Atualmente são mais de 350 estações conectadas aos sistemas em todo o hospital.
Além da implantação desse sistema de integração, o hospital realizou uma avaliação de todos os seus sistemas e acabou encontrando uma nova necessidade: modificar os processos e complementação de sistemas. Sabendo disso, o Biocor decidiu investir na atualização do prontuário eletrônico, a fim de incluir no sistema todos os formulários assistenciais utilizados pelo processo de qualidade clínica. Hoje, encontram-se implantados na instituição mais de 200 formulários eletrônicos padronizados, sendo utilizados diariamente por médicos do corpo clínico credenciado, equipes de enfermagem e outros profissionais habilitados nas unidades/setores do hospital.
Foram realizadas modificações no parque de informática, mas foram mudanças consideradas naturais, segundo o diretor. "Temos que atualizar o parque, pois à medida que o tempo passa a tecnologia muda e precisamos estar preparados para atender a todas as necessidades dos nossos pacientes e dos nossos colaboradores que utilizam as soluções."
Para finalizar, dr. Mário Vrandecic afirma que a instituição procurava algo que automatizasse não apenas a área clínica, como também a área econômica financeira. "Uma automação que conseguimos dentro do sistema MV."

1 COMENTÁRIO

  1. A Minha esposa é Diabética tem pressão alta e tem problema do coração gostaria de saber se consigo tratamento para ela no Biocor Nova lima.MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.