Brasil é 5º maior em pirataria de software na web, diz estudo

0

O Brasil ficou em quinto lugar em um ranking global de pirataria de software on-line durante o primeiro semestre do ano, de acordo com levantamento da Business Software Alliance (BSA). Com 96.938 downloads não licenciados de software registrados de janeiro a junho, o Brasil perde apenas para Estados Unidos, Itália, França e Espanha. A pesquisa monitorou redes de compartilhamento de arquivos (P2P), redes sociais, sites de leilão e outros canais.
De acordo com a BSA, os Estados Unidos lideram com 248.537 downloads ilegais, seguidos por Itália (218.306), França (119.088) e Espanha (115.086). O estudo, que começou a ser realizado no segundo trimestre do ano passado – sem base de comparação com o primeiro semestre de 2010 -, mostra uma diminuição da pirataria no Brasil em relação à segunda metade do ano passado, quando foram apuradas 139 mil infrações.
A entidade diz que interveio em sites de leilão, cujas denúncias resultaram 25,9 mil ofertas retiradas do ar. Deste número, 1,4 mil foram do Brasil – 5,6% do total mundial. Para Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, esta é a modalidade de oferta que mais pode enganar o consumidor. "Achando tratar-se de um produto original, as pessoas podem receber produtos defeituosos, que não funcionam ou que contenham algum código malicioso para prejudicá-los", afirma.
Relatório da BSA revela que a pirataria de software custou ao país US$ 2,61 bilhões no ano passado. No mundo, as perdas chegaram a US$ 59 bilhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.