Matec Engenharia investe R$ 3 milhões em ERP para controlar obras

0

Para garantir informações mais ágeis e precisas, além de obter uma visão integrada do negócio, a Matec Engenharia, uma das maiores construtoras do Brasil, investiu R$ 3 milhões na implementação da solução de gestão empresarial mySAP ERP. O projeto, executado em seis meses, foi realizado pelo grupo Procwork, especializado em serviços de consultoria e integração de soluções de TI.

Com um sistema desenvolvido internamente, que atendia aproximadamente 150 usuários, a Matec buscou na solução da SAP características que correspondessem a sua visão empresarial, tais como inovação e transparência para o cliente. Responsável por grandes obras, como a construção da Villa Daslu, Shopping Anália Franco, além dos novos prédios do Ibmec e da Universidade Mackenzie, a Matec procurou no mercado uma solução que desse a oportunidade da empresa rever seus processos, além de disponibilizar um sistema sem complexidade para que cada usuário pudesse tomar suas decisões e realizar seus apontamentos com segurança.

?Como a operação da Matec cresceu a passos largos, o sistema que tínhamos internamente acompanhou sua evolução, mas chegamos a um limite de desenvolvimento que dificultava a integração entre as diversas áreas da empresa, tais como custos, planejamento, suprimentos, qualidade, financeiro, fiscal e contábil. Diante desse cenário, resolvemos optar por uma solução de ERP que fosse reconhecida mundialmente, o que nos garantiria se adequar inclusive às operações de clientes e fornecedores que já utilizam a solução da SAP?, comenta Fernanda Marfório, gerente de projeto da Matec.

O controle integrado das atividades, fornecido pelo mySAP ERP desde julho, segundo ela, passou a permitir que a própria operação da Matec executada nas obras passassem a ser otimizadas. Antes, em cada construção realizada pela empresa, era preciso manter um profissional da área financeira para realizar a planilha de medição. Na prática, esse profissional registrava a entrada das notas e dos materiais e passava as informações para a área financeira, que efetuava a baixa no saldo comprometido da obra. Ao final do processo, essa informação era transferida para a área contábil.

Com a solução da SAP, o método de verificação das informações será reestruturado de forma a garantir uma melhor eficácia do processo. A atribuição da equipe alocada na obra será somente para dar a entrada do material direto no ERP. Toda a operação fiscal será transferida para o escritório central da Matec, diminuindo o número de pessoas envolvidas na verificação e análise dos processos fiscais.

Além dos módulos de administração de materiais (MM), gestão de projetos (PS), qualidade (QM), finanças (FI), vendas e distribuição (SD) e controladoria (CO), contidos no mySAP ERP, a Matec integrou ao sistema um módulo desenvolvido internamente, denominado Matec (MT), que permite a gestão de alguns processos específicos da construção civil, além de dar acesso aos clientes ao acompanhamento de todo o controle de uma obra em construção na internet.

?Com essa facilidade, é possível disponibilizar aos clientes informações sobre custos e suprimentos, além de dados financeiros, fiscais e do cronograma da obra, que são extraídos do mySAP ERP integrado ao Primavera [principal ferramenta utilizada para o gerenciamento de projetos], o que assegura que nada será comprado, construído ou alterado sem o conhecimento do empreendedor?, finaliza Fernanda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.