Comissão especial analisará Fust e inclusão digital, diz deputado

0

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), anunciou nesta quarta-feira (26/9) que será criada nos próximos dias uma comissão especial na Câmara para discutir o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e a inclusão digital. Segundo ele, falta apenas a indicação de alguns integrantes para a criação do colegiado.

Semeghini participou da audiência pública sobre a informatização da rede escolar pública e suas conseqüências para o aprendizado e para a inclusão digital. O evento foi promovido pelas comissões de Educação e Cultura e de Ciência e Tecnologia.

Antes do encerramento, o deputado questionou os participantes sobre a quantidade e a eficácia dos programas de inclusão digital já existentes no país. Ele também ressaltou que o projeto de inclusão deve prever o acesso da comunidade à informática, e não apenas da escola.

O diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinícius Ferreira Mazoni respondeu ao parlamentar, afirmando ser importante unificar as ações e que a rede de computadores das escolas deve ser interligada com as demais redes. Segundo ele, é preciso haver um esforço para conexão e otimização das diversas redes existentes no país.

Espaço nas escolas

Durante a audiência, o deputado Elismar Prado (PT-MG) ressaltou que muitas escolas não têm um espaço adequado para a instalação dos laboratórios de informática. Já o deputado Alex Canziani (PTB-PR) defendeu um programa único de inclusão digital para todo o país, com o objetivo de maximizar os recursos de municípios, estados e da União.

O consultor e pesquisador da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), Julio Jacobo Waiselfisz, concordou com o problema da fragmentação de políticas, defendendo a criação de uma política nacional de inclusão digital.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.