MEC diz que meta é instalar laboratórios de informática em 140 mil escolas

0

O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, informou nesta quarta-feira (26/9), durante audiência pública sobre a informatização da rede escolar pública na Câmara dos Deputados, que a meta do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) até 2010 é implantar laboratórios de informática em todas as escolas públicas com mais de 50 alunos. Isso representa, aproximadamente, 140 mil escolas públicas em todo o país.

Segundo ele, já foram instalados neste ano 7,5 mil laboratórios de informática em escolas de ensino médio. Em 2008, a expectativa é que sejam instalados 29 mil nas escolas de ensino fundamental.

Ainda para o próximo ano, o MEC espera capacitar 150 mil professores em cursos de 80 horas, para promover a dinamização do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Bielschowsky, somente investimentos em infra-estrutura não são suficientes para atingir esse objetivo. Ele afirmou que tanto na capacitação quanto na infra-estrutura, a prioridade do Proinfo está sendo dada para municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Apesar dos avanços obtidos, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Carlo Viana Valle, disse, porém, que o principal desafio dos programas de informatização das escolas é a manutenção dos laboratórios. Ele sugeriu aos parlamentares que dêem atenção ao tema por meio de emendas orçamentárias, afirmando que as despesas com manutenção são muito grandes ? maiores até que as de instalação.

A audiência pública sobre a informatização da rede escolar pública e suas conseqüências para o aprendizado e para a inclusão digital foi promovida pelas comissões de Educação e Cultura e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.