Vendas mundiais de PCs devem crescer 12,3% neste ano, diz Gartner

0

Apesar das preocupações com a economia global, o Gartner manteve a projeção de crescimento de 12,3% das vendas mundiais de computadores para este ano, embora tenha reduzido esse número para 2008, quando avalia que o aumento das vendas ficará em 11%.

O diretor de pesquisa do Gartner, George Shiffler, justifica as projeções com o argumento de que a demanda por PC está aquecida e há também uma expansão das vendas de notebooks. Porém, o analista alerta que o cenário de incerteza da economia mundial poderá afetar esse mercado.

Com a demanda por portáteis em alta, o analista diz as vendas de desktop deverão ter desaceleração no próximo ano. Já os portáteis, diz Shiffler, se tornarão mais atrativos por causa da queda de preços e também pela possibilidade de o usuário acessar redes sem fio de qualquer lugar.

A queda em 2008 é vista por ele como um processo natural após o forte ritmo de compras de desktops, especialmente nos mercados emergentes, ocorrido no início deste ano. ?Mas o mercado deve se recuperar no fim de 2008 com um novo ciclo de compra para a substituição de estações de trabalho obsoletas?, diz Shiffler.

De acordo com ele, os mercados emergentes é que irão suportar o crescimento das vendas de PC. O Gartner estima que os chamados mercados maduros crescerão, em média, 7% neste ano e no próximo, enquanto os mercados emergentes terão aumento médio de 18,6% nas vendas de unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.