TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Lojão do Brás utiliza BI para otimização de processos

Postado em: 26/09/2011, às 17:01 por Redação

Com o objetivo de complementar o ERP e otimizar os processos internos das lojas do grupo, desde 2007 o Lojão do Brás utiliza o BI QlikView – comercializado no Brasil pela Nórdica Software. O intuito da empresa era viabilizar suas estratégias de gestão de estoque e de vendas, além de procedimentos de loja. O projeto, que inicialmente previa apenas uma facilidade maior para a emissão de relatórios de controle, acabou se tornando um aliado na identificação de problemas internos e no desenvolvimento de soluções para otimização do negócio.
Segundo Adriana Bezerra Bessa, responsável pelo departamento financeiro do Lojão do Brás, a escolha pelo QlikView se deu inicialmente pela flexibilidade na produção de relatórios altamente direcionados. “Os relatórios produzidos pelo pessoal de TI acabam sendo muito engessados”, explica. “Com a ferramenta posso criar quantos filtros quiser, a qualquer hora, e ir experimentando novos formatos de entrega de dados, até encontrar a informação que eu preciso.”
Além da expectativa inicial de mensuração, a executiva diz que a ferramenta acabou demonstrando outras ótimas possibilidades de aplicação, de modo que hoje auxilia em tempo real a realização de vários processos internos da empresa, como controle de caixa, estoque e verificação de NF-e. “Hoje temos um QlikView bastante focado na auditoria das operações de loja. Ele nos auxilia a identificar e corrigir problemas internos como a diferença nos saldos dos caixas, por exemplo, que tem incidência 30% menor em virtude da maior fiscalização e conferência proporcionada pela ferramenta”, diz Bessa.
Outro benefício apontado é o controle e remanejamento de estoque, viabilizando um maior fluxo das mercadorias e menor armazenamento. “Mercadoria parada significa dinheiro parado”, explica Bessa. “Sendo assim, tentamos acompanhar em tempo real a movimentação dos estoques das nossas lojas para conseguir remanejar as mercadorias de acordo com a demanda de cada local. Isso também reduziu bastante o nosso prejuízo com remarcações de preços, pois normalmente esgotamos nossos estoques sem a necessidade de transformar as mercadorias em saldo.”
Atualmente o Lojão conta com 12 pontos de vendas no estado de São Paulo, sete deles beneficiados pela ferramenta. Fundado em 1995, a empresa familiar de varejo têxtil tem suas atividades voltadas para o público das classes C e D.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top