TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Programa permite uso de computador por cegos

Postado em: 26/09/2011, às 18:20 por Redação

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) promove nesta terça-feira, 27, um treinamento nacional para o uso do programa Liane TTS, voltado à inclusão social de deficientes visuais. A ferramenta gratuita é baseada em software livre e permite que pessoas cegas ou com elevado grau de deficiência visual possam usar o computador com facilidade.

A demonstração técnica do programa ocorrerá na sede do Serpro em Brasília e será oferecido a instituições que atendem deficientes visuais. O treinamento será transmitido por videoconferência para Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

De acordo com o Serpro, o Liane TTS levou cerca de três anos para ser desenvolvido e é resultado de uma parceria entre o Serviço de Tecnologia de Dados e o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ferramenta é uma aplicação de software livre que funciona como um sintetizador de voz na língua portuguesa falada no Brasil. O programa transforma o texto em áudio.


O programa pode ser baixado gratuitamente no portal do Serpro na internet (www.serpro.gov.br), nas versões dos sistemas operacionais Windows e Linux. As informações são da Agência Brasil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top