Virtualização reduz custos na Unimed Paulistana

0

A Unimed Paulistana renovou todo o seu parque de servidores visando economizar energia e ampliar a disponibilidade, a segurança e a capacidade de processamento do ambiente. Todo o parque foi trocado por máquinas IBM, implementadas pela Betta Informática.
Segundo relatório da agência de notas de crédito, Fitch Ratings, hospitais com avançado sistema de tecnologia de informação de saúde e elevada qualidade dos cuidados, alcançam um crescimento maior da receita, atendem mais pacientes, desfrutam de uma reputação superior e são mais capazes de conter os custos.
Segundo o CIO da Unimed Paulistana, Ricardo Norcia, a principal preocupação da companhia era passar pela migração sem comprometer a disponibilidade 24×7, fator obrigatório na área da saúde, durante toda a implantação.
Norcia destaca as necessidades da cooperativa antes do projeto, “a criatividade para reduzir custos com servidores começou a ficar escassa conforme crescia a demanda operacional e os novos projetos. Nossa equipe de infraestrutura tinha como principais desafios a redução de custos e a otimização do consumo de energia para contribuir com a ‘TI Verde’ e a prática da sustentabilidade”
O projeto começou em março de 2011, quando a Betta trabalhou no desenvolvimento da proposta mais adequada à demanda da Unimed. Após a decisão foi definido que a solução consistiria em um Storage DS5020, dois autoloaders, um chassi Blade H com 12 lâminas, 52GB de memória RAM e dois Chassis Blade S, essa ultima uma solução customizada exclusivamente para a tecnologia do centro médico/cirúrgico da Unimed Paulistana, o Hospital Unimed Santa Helena.
O processo de virtualização transformou 100 servidores físicos em 21 lâminas Blade. O projeto gerou ganho imediato no custo com licenças de software, ao permitir a redução do parque. O Windows Server, por exemplo, caiu de 70 licenças para 30; e SQL Server de 8 para 2 licenças. “Após a implementação desse moderno e otimizado parque tecnológico, o processamento pesado de dados, que antes demorava dias, agora roda em poucas horas”, acrescenta Heber Faria, membro da equipe de infraestrutura da Unimed Paulistana.
Após a implementação, a cooperativa mensurou economia de energia elétrica e espera, com o novo parque, aumentar o desempenho dos principais sistemas em 300%, e reduzir em 60% o espaço utilizado pelos data centers, além de atingir uma economia de 60% no consumo de energia elétrica (cerca de R$ 150 mil ao ano).
“Alianças com tecnologias de última geração garantem à Unimed Paulistana o crescimento operacional esperado e a excelência nos serviços aos nossos clientes”, conclui Ricardo Norcia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.