Como aliar a gestão das aplicações às necessidades da empresa

0

Diante da velocidade das mudanças na tecnologia e nos negócios, o ambiente de aplicações das empresas vem se tornando cada vez mais complexo. Atualmente, os líderes de TI precisar ser dinâmicos, já que, de um lado, enfrentam restrições orçamentárias e escassez de pessoal qualificado e, por outro lado, há o desafio de gerenciar um portfólio de aplicações desatualizado e inflexível, o qual se espera que satisfaça as crescentes demandas de uma nova era de usuários finais conectados.

Nesse cenário, não é de se espantar que 80% dos CEOs considerem o desempenho das aplicações uma das maiores prioridades da empresa. No entanto, apenas metade acredita que pode atender as novas demandas de um local de trabalho em transição e é por isso que se perguntam como seria possível valorizar as aplicações existentes, em vez de investir em novas, de forma a melhorar a vantagem competitiva da organização e controlar custos.

As organizações precisam de um parceiro que seja "agnóstico" em termos de plataformas e aplicações e que possa aprimorar as ferramentas existentes, as equipes, os processos e a infraestrutura. Elas esperam flexibilidade em termos de estruturação de contratos para promover o valor comercial, o que significa uma redução total do custo de propriedade (TCO) e melhoria do alinhamento entre negócios e TI — resultando na transformação "não interrompida" por meio da modernização com novas capacidades, como mobilidade, social, analítica e nuvem.

Os serviços de gerenciamento de aplicações devem operar fora das funções de rotina para fornecer percepções em tempo real sobre o estado desses softwares e oferecer uma experiência "ininterrupta" e "pronta para o futuro". O que é necessário para deixar de usar abordagens padronizadas e obter melhores resultados com custos reduzidos? Adotar uma estratégia com três pilares:

  1.  Análises — Por meio de análises detalhadas as organizações podem obter os benefícios das soluções e conjuntos de ferramentas integrados. É viável combinar uma variedade de estatísticas em tempo real, mudando modelos reativos para modelos de suporte proativos, preventivos e previsíveis.
  1.  Foco nos usuários finais — Com uma orientação às pessoas que fornecem serviços de TI é possível simplificar o gerenciamento do ambiente de computação e otimizar a utilização da infraestrutura. Uma forma de fazer isso é analisar dados históricos, identificar problemas previsíveis e movê-los para uma fonte mais próxima de resolução.
  1.  Abordagem ágil e leve — A agilidade está na habilidade de responder rapidamente a mudanças e demandas crescentes. O maior risco para boa parte dos projetos de aplicações está no desalinhamento com os negócios e não descumprimento de prazos e orçamentos. Adotar uma abordagem ágil e simples para projetar soluções permite que se forneça aplicações modernas e novas funcionalidades que impulsionem a produtividade do usuário final e o ajudem a alcançar os objetivos do negócio.

Não há dúvidas de que o custo e a complexidade do gerenciamento de aplicações corporativas estão crescendo exponencialmente e essa realidade deixa pouco ou nenhum espaço no orçamento de TI para a inovação. As organizações que tentam prosperar no atual ambiente global e dinâmico precisam de uma combinação entre análise criteriosa, abordagem flexível e os parceiros certos em tecnologia. O correto gerenciamento de um portfólio de aplicações é capaz de reduzir riscos, custos operacionais e aumentar a produtividade.

Roberto Trinconi é vice-presidente de vendas da Unisys para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.