Vendas de tablets no Brasil têm ligeira recuperação no segundo trimestre, aponta estudo

0

As vendas de tablets voltaram a apresentar crescimento no mercado brasileiro no segundo trimestre na comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados do estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil. No período, foram comercializados 860 mil equipamentos, incluindo os chamados notebooks dois-em-um, o que representa um aumento de 3% em relação ao primeiro trimestre. Já quando comparado com o segundo trimestre de 2015, o mercado de tablets apresentou queda de 32%.

"A expectativa é de que o mercado continue apresentando taxas elevadas nos próximos trimestres, principalmente por conta do Dia das Crianças e do Natal. O público infantil é o foco dos fabricantes que apostam em modelos cada vez mais personalizados para uma faixa etária que ainda não utiliza o celular. Além disso, a Black Friday também deve vir com bons preços e promoções", conta Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil.

O tíquete médio dos tablets em 2015 era de R$ 428. Neste ano, está em torno de R$ 443. "Com a estabilidade do dólar, os preços devem ficar mais atrativos. Porém, estamos falando de um equipamento que depende muito do câmbio. Então, nossa previsão para este ano é de uma elevação de aproximadamente 17% no valor investido para adquirir o produto", completa o analista da IDC Brasil.

Segundo La Falce, a categoria perdeu espaço para os smartphones com tela grande. "Antes, o tablet de 7 polegadas era padrão e os smartphones tinham 4 polegadas. Hoje, os celulares têm telas maiores e se tornaram mais atrativos. Houve uma canibalização dos tablets, já que não conseguimos mais justificar a compra de dois aparelhos tão similares. Além disso, muitos fabricantes abandonaram o Brasil. Atualmente, apenas três marcas concentram 75% de todo o mercado".

Ainda de acordo com o estudo da IDC, neste ano devem ser comercializados 4 milhões de dispositivos, ou seja, 30% a menos do que em 2015. Já para 2017, a expectativa é de que a categoria atinja 3.6 milhões de produtos vendidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.