As vendas de tablets voltaram a apresentar crescimento no mercado brasileiro no segundo trimestre na comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados do estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil. No período, foram comercializados 860 mil equipamentos, incluindo os chamados notebooks dois-em-um, o que representa um aumento de 3% em relação ao primeiro trimestre. Já quando comparado com o segundo trimestre de 2015, o mercado de tablets apresentou queda de 32%.
"A expectativa é de que o mercado continue apresentando taxas elevadas nos próximos trimestres, principalmente por conta do Dia das Crianças e do Natal. O público infantil é o foco dos fabricantes que apostam em modelos cada vez mais personalizados para uma faixa etária que ainda não utiliza o celular. Além disso, a Black Friday também deve vir com bons preços e promoções", conta Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil.
O tíquete médio dos tablets em 2015 era de R$ 428. Neste ano, está em torno de R$ 443. "Com a estabilidade do dólar, os preços devem ficar mais atrativos. Porém, estamos falando de um equipamento que depende muito do câmbio. Então, nossa previsão para este ano é de uma elevação de aproximadamente 17% no valor investido para adquirir o produto", completa o analista da IDC Brasil.
Segundo La Falce, a categoria perdeu espaço para os smartphones com tela grande. "Antes, o tablet de 7 polegadas era padrão e os smartphones tinham 4 polegadas. Hoje, os celulares têm telas maiores e se tornaram mais atrativos. Houve uma canibalização dos tablets, já que não conseguimos mais justificar a compra de dois aparelhos tão similares. Além disso, muitos fabricantes abandonaram o Brasil. Atualmente, apenas três marcas concentram 75% de todo o mercado".
Ainda de acordo com o estudo da IDC, neste ano devem ser comercializados 4 milhões de dispositivos, ou seja, 30% a menos do que em 2015. Já para 2017, a expectativa é de que a categoria atinja 3.6 milhões de produtos vendidos.