Nos próximos dois anos a competição entre empresas de TV a cabo, operadoras de VoIP e satélite que brigam pelo mesmo espaço no mercado pode obrigar as operadoras de telefonia tradicionais a crescerem 30% em sua base de clientes para manter o lucro que têm hoje. A previsão é de um estudo sobre o impacto e as oportunidades trazidas pelo triple play realizado pela Accenture.
Segundo Adalberto Leidenfrost, sócio-diretor da consultoria, o acréscimo de clientes só será possível se as empresas oferecerem serviços convergentes de voz e dados, migrando toda sua rede para o mundo IP. ?Nesse cenário, o oferecimento de conteúdo será o diferencial entre as operadoras?, destaca o executivo. O maior desafio será a transformação da empresa que hoje apenas oferece acesso de banda larga em provedor completo, proporcionando ao usuário um menu amplo e uma conta única. Serão três níveis de atuação: aplicação, acesso e controle do tráfego, além da necessidade de entregar serviços em qualquer dispositivo, sejam fixos ou móveis. ?Isso já é um grande desafio, já que hoje a maioria das operadoras só trabalham na camada do acesso?, diz Leidenfrost.
Será necessário um maior controle sobre as redes, identificando o tráfego para garantir qualidade dos serviços e receita. Além do oferecimento de novas aplicações como IPTV, vídeo on demand, interatividade em games, acesso web pela TV, TV mail, além de serviços avançados como personal vídeo, MMS, TV chat e videoconferência, pacotes de conteúdo e ampliar o Arpu. ?Mas será necessário gerenciar o risco de trabalhar em nichos das quais não se tem vocação?, diz Leidenfrost.
Entre os desafios das operadoras, o executivo aponta a necessidade de colocar produtos no mercado de maneira rápida com avaliação precisa da precificação.
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