Competição obrigaria teles a ampliar base em 30%

0

Nos próximos dois anos a competição entre empresas de TV a cabo, operadoras de VoIP e satélite que brigam pelo mesmo espaço no mercado pode obrigar as operadoras de telefonia tradicionais a crescerem 30% em sua base de clientes para manter o lucro que têm hoje. A previsão é de um estudo sobre o impacto e as oportunidades trazidas pelo triple play realizado pela Accenture.
Segundo Adalberto Leidenfrost, sócio-diretor da consultoria, o acréscimo de clientes só será possível se as empresas oferecerem serviços convergentes de voz e dados, migrando toda sua rede para o mundo IP. ?Nesse cenário, o oferecimento de conteúdo será o diferencial entre as operadoras?, destaca o executivo. O maior desafio será a transformação da empresa que hoje apenas oferece acesso de banda larga em provedor completo, proporcionando ao usuário um menu amplo e uma conta única. Serão três níveis de atuação: aplicação, acesso e controle do tráfego, além da necessidade de entregar serviços em qualquer dispositivo, sejam fixos ou móveis. ?Isso já é um grande desafio, já que hoje a maioria das operadoras só trabalham na camada do acesso?, diz Leidenfrost.
Será necessário um maior controle sobre as redes, identificando o tráfego para garantir qualidade dos serviços e receita. Além do oferecimento de novas aplicações como IPTV, vídeo on demand, interatividade em games, acesso web pela TV, TV mail, além de serviços avançados como personal vídeo, MMS, TV chat e videoconferência, pacotes de conteúdo e ampliar o Arpu. ?Mas será necessário gerenciar o risco de trabalhar em nichos das quais não se tem vocação?, diz Leidenfrost.
Entre os desafios das operadoras, o executivo aponta a necessidade de colocar produtos no mercado de maneira rápida com avaliação precisa da precificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.