Falta de segurança é a razão do baixo uso de banco online

0

A Global Market Insite (GMI), fornecedora de soluções integradas para pesquisas mundiais de mercado na internet, acaba de divulgar sua mais recente pesquisa sobre esse mercado. O levantamento, que envolveu entrevistas com 17,5 mil consumidores em 18 países, constatou que a maioria dos europeus utiliza sistemas de banco on-line, com destaque para Holanda, Alemanha e Dinamarca. O Brasil ficou na sétima colocação, com 41% de usuários, enquanto os Estados Unidos e o Japão ficaram no 10º e 11º lugares, respectivamente, com 38% e 30%.

O estudo detectou que o serviço bancário on-line vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado, sobretudo com o aumento dessa oferta no exterior ? como o ING Direct (banco virtual vinculado ao grupo ING, reconhecido na Europa e nos Estados Unidos) e o EmigrantDirect (divisão do Emigrant Savings Bank, famoso banco virtual americano). Comparando com as instituições bancárias tradicionais, esses serviços virtuais oferecem rendimento muito superior nas contas de poupança ? uma diferença de 3,5%.

Entretanto, segundo a GMI, a falta de confiança na segurança nesse sistema pode ser uma das razões pela qual o serviço ainda não decolou firmemente em países como os Estados Unidos. Explica-se: quase 2 milhões de norte-americanos tiveram suas contas invadidas por hackers em 2004, de acordo com estudo recente do Gartner.

Os países posicionados no topo do ranking da pesquisa, Alemanha e Holanda, possuem medidas de segurança fortalecidas com políticas de identificação ?two-factor? (mais de uma senha para se conectar a conta), o que gera mais conforto e segurança aos usuários. Nesses países, alguns bancos já estão pedindo um terceiro número de identificação aos seus clientes.

Outra razão que explica a lenta adaptação da maioria das populações ao sistema de bancos on-line, segundo o estudo, é a preferência por um contato pessoal. No Brasil, por exemplo, este é considerado um fator importante, valorizado por 60% das pessoas. O país que dá mais importância ao atendimento clássico é a França, com 74%.

Como já se esperava, o estudo mostrou que, mundialmente, o mercado de usuários entre 18 e 29 anos adotou o sistema de bancos on-line mais do que qualquer outra faixa etária. Na Holanda, 85% dos jovens utilizam o sistema. Igualmente, os jovens da Dinamarca, Alemanha, Canadá Polônia e Austrália (76%, 73%, 64%, 62% e 58% respectivamente) administram sua conta bancária via internet na maior parte do tempo.

Independentemente de as falhas no sistema de segurança afastar usuários, consumidores de todo o mundo acreditam que o sistema virtual veio para ficar. Pelo menos 79% dos usuários (80% no Brasil) concordam que movimentar sua conta pela internet e por telefone melhorou a qualidade do serviço. Até na Rússia, posicionada em último lugar, neste quesito, 75% responderam positivamente.

A falta de informação sobre outros benefícios do serviço ? além de pagar contas, transferir fundos e ver balanços ? pode ser mais um motivo pelo qual a maioria dos consumidores ainda não se adaptou integralmente a esse sistema virtual. Mesmo considerando que contas de poupança on-line rendem mais do que as tradicionais, e que a maioria dos entrevistados em todo mundo (57%) citou ?mais condições de interesse? como principal razão para mudar de banco, não se registrou uma vontade geral de usar este gênero de serviço virtual.

O resultado sugere que as instituições financeiras devem fazer um trabalho de educação do consumidor e de melhor comercialização e divulgação dos benefícios financeiros de seus produtos e serviços on-line direcionando-os para usuários pró-ativos.

Ainda assim, por enquanto, apenas pouco mais de um terço dos entrevistados em todo mundo pretende substituir suas contas dos Bancos tradicionais para a rede. Já no Brasil, 41% dos correntistas vêem com otimismo a transferência de um sistema bancário para outro no futuro. Na Austrália, 55% dos usuários têm a mesma crença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.