Comissão aprova ampliação da abrangência da Zona Franca

0

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do Senado que estende os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus a toda Amazônia Ocidental e a Área de Livre Comércio de Macapá/Santana, no Amapá. A Amazônia Ocidental abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Os benefícios compreendem a isenção do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e serão aplicados aos bens fabricados com matérias-primas provenientes da região. Por fim, a proposta determina que os incentivos fiscais sejam aplicados aos bens destinados a compor o ativo permanente de empreendimentos que exerçam atividade turística, com projetos aprovados pela Superintendência da (Suframa).

A relatora, deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), havia recomendado a aprovação e a rejeição do projeto do deputado Francisco Rodrigues (DEM-RR), anexado, que trata de tema semelhante. Fátima argumentou que o projeto principal é mais completo. Segundo a relatora, a extensão dos benefícios favorece o desenvolvimento da região, gerando empregos e aproveitando a mão-de-obra local, e diminui a exploração clandestina dos recursos naturais da Amazônia, "proporcionando assim a redução do índice de desmatamentos e queimadas".

Criada em 1967, a Zona Franca de Manaus (ZFM) era, inicialmente, apenas uma área de livre comércio, de exportação e importação, e de incentivos fiscais, que buscava estimular a formação de um parque industrial, comercial e agropecuário capaz de desenvolver a Amazônia. "Hoje, o Pólo Industrial de Manaus é um dos mais importantes da América Latina, com quase 500 empresas instaladas", afirmou a relatora.

As empresas do pólo iniciaram o ano de 2007 com faturamento 16,3% maior do que no ano passado: passou de 1,4 bilhão de dólares (cerca de R$ 2,8 bilhões), em janeiro de 2006, para 1,6 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 3,2 bilhões) em janeiro deste ano. Além disso, geram 50 mil empregos diretos e 350 mil empregos indiretos.

O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado no plenário da Câmara.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.