Governo quer pressa na aprovação de mudanças nas agências

0

O governo vai se empenhar para conseguir aprovar, ainda neste ano, na Câmara dos Deputados, e no início de 2008, no Senado Federal, o projeto de lei que reforma o marco regulatório das dez agências reguladoras criadas a partir de 1996. A informação foi dada pelo representante da Casa Civil, Luiz Alberto dos Santos, durante o Seminário Internacional de Avaliação do Impacto Regulatório, que se encerrou nesta sexta-feira (26/10), e que contou com a participação de representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, e de especialistas estrangeiros.

Santos lembrou que o projeto de lei, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve sua tramitação interrompida no segundo semestre de 2004 devido a divergências não superadas entre a base do governo e a oposição. E apontou o uso ineficiente dos instrumentos de transparência e consulta pública, além da absorção indevida de responsabilidades de formulação de políticas.

Em diagnóstico sobre as dez agências reguladoras, ele creditou à omissão de ministérios das respectivas áreas de atuação o que chamou de absorção indevida de responsabilidades de formulação de políticas. Citou ainda a reduzida disponibilidade e capacidade de recursos humanos nesses ministérios, ao afirmar que existe uma estruturação funcional incompleta, inadequação de pessoal nas agências e ministérios, e insuficiência de instrumentos de controle social e de gestão.

Para sanar esses problemas, segundo Santos, é preciso votar o projeto de lei e fazer a reforma do marco legal. O governo, explicou, quer que o poder concedente fique restrito aos ministérios da área, enquanto a oposição, no Congresso, quer transferir esse poder às agências reguladoras. E defendeu que é preciso especificar melhor o conceito de autonomia dessas agências, "a fim de assegurar a independência técnica e a capacidade para exercer as funções de regulação e fiscalização, que são típicas das agências reguladoras".

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.