TI e Saúde: uma relação cada vez mais estreita

0

A palavra "epidemia" e a expressão "integração de dados", a princípio, não possuem nenhum tipo de correlação. O primeiro termo é quase sempre associado à terminologia médica ou ligado a questões de saúde pública, enquanto que o segundo é assimilado com a área de Tecnologia da Informação. No entanto, estes conceitos podem, sim, ter uma forte ligação.
Poucos sabem que a TI e, em especial, a integração de dados e seu processo de unificação de diferentes sistemas de informação exercem um papel fundamental no combate a epidemias, já que permitem uma melhor compreensão das informações para auxiliar as tomadas de decisões. E estas escolhas podem salvar vidas.
Por meio da consolidação de notificações da vigilância sanitária, dados de pesquisas clínicas e o monitoramento em tempo real de pessoas que mantiveram contato com infectados é possível conter surtos epidemiológicos com mais rapidez e eficácia.
Na região da Ásia-Pacífico, um exemplo clássico foi a adoção de uma plataforma de integração de dados pela Autoridade Hospitalar de Hong Kong, durante a batalha contra a SARS, em 2004. Esta implementação proporcionou à agência de saúde, uma visão integrada de um data warehouse contendo dados históricos sobre 6 milhões de pacientes, praticamente 90% da população. O sistema utilizado recuperava instantaneamente, informações atualizadas em prontuários de pacientes atendidos por qualquer hospital ou clínica da cidade.
A Autoridade Hospitalar usou uma plataforma de integração para transformar e consolidar informações de 30 sistemas clínicos usados por 43 hospitais e 121 unidades de atendimento básico e ambulatórios especializados. O principal objetivo do projeto era coordenar os relatórios da área de saúde, auditá-los e criar um sistema de relatórios externo para compartilhar, em tempo real, dados sobre a SARS com o Ministério da Saúde de Hong Kong. Assim, os dados sobre o atendimento clínico coletados e analisados na linha de frente traziam benefícios imediatos, como alertas sobre novas doenças e seus infectados, acesso instantâneo aos prontuários de pacientes mantidos em diferentes hospitais e contribuições para pesquisas em saúde pública.
Outro caso exemplar de integração de dados no setor de saúde foi protagonizado pelo Serviço Australiano de Doações de Sangue da Cruz Vermelha (ARCBS – Australian Red Cross Blood Service). O objetivo da iniciativa era aumentar a eficiência na captação de doações pela ARCBS, assegurando a disponibilidade e a renovação das reservas estocadas na Austrália. Com mais de um milhão de doações feitas a cada ano, a integração de dados de sistemas locais e distintos, dispersos por todo o território australiano, proporcionou à ARCBS uma visão consolidada de suas operações nacionais que serviram de base para análises estratégicas.
E por fim, um caso mais recente, de acordo com o último anúncio da Organização Mundial de Saúde, a epidemia de "gripe suína" teve seu status elevado para pandemia. Um indicador claro de que devemos manter o foco no problema. No México, a rápida disseminação da Influenza A(H1N1), vulgarmente conhecida como gripe suína, foi monitorada com eficiência nos hospitais e unidades de saúde de todo o país, graças a um sistema de integração de dados já instalado. Presente em 10 hospitais e 470 unidades de saúde, o Sistema Integrado de Atenção Médica foi fundamental para a coleta de enormes quantidades de dados e subsidiou a análise e a tomada de decisões pelas autoridades do México e da Organização Mundial da Saúde, explicando, em parte, o declínio de novos surtos do vírus no país.
Integração
Estes diversos exemplos podem nos ajudar a compreender a importância de ter informações interligadas nesse universo específico. São os dados que nos permitem entender o que está acontecendo, quem está sendo afetado, por onde o problema poderá se alastrar e como combatê-lo. A coleta e o armazenamento de dados a partir dos profissionais de saúde de diversos estabelecimentos podem assumir formatos distintos, como prontuários, registros em aplicações de CRM, dados relativos a estoques de materiais, além de relatórios financeiros e faturas de pagamento. Isso revela a importância das entidades de saúde integrarem esses registros, facilitando a gestão das informações para uma melhor tomada de decisões, diminuindo os custos graças a uma operação mais eficiente e facilitando o cumprimento de regulamentações cada vez mais rígidas.
A Integração de Dados é a tecnologia fundamental por trás desse processo. É ela que nos dá a capacidade de acessar dados em qualquer sistema, a partir de qualquer lugar, a qualquer momento, colocar tudo isso junto e entregar a quem interessa, no formato e momento corretos.
Assim, com os recentes surtos e epidemias cada vez mais freqüentes, torna-se indispensável aos gestores, a criação e implementação de meios que possibilitem o monitoramento e controle precisos de todo o sistema de saúde. Isso representa ganhos em escala tanto à população, quanto aos administradores, que podem melhorar a qualidade de atendimento no cotidiano além de estarem preparados para tomar melhores decisões em casos emergenciais. E, nunca é demais repetir, no Setor de Saúde, decisões precisas podem salvar vidas. E não há nada mais poderoso e comovente do que falar em "salvar vidas".

* Guilherme Duarte é consultor sênior de negócios da Informática Corporation

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.