TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Facebook e Twitter são processados nos EUA por quebra de patentes

Postado em: 26/10/2011, às 12:12 por Redação

A Easyweb Innovations entrou com um processo em uma corte de Nova York no qual acusa o Twitter e o Facebook de quebrar cinco de suas patentes relacionadas ao sistema de publicação de mensagens por usuários autorizados e identificados.  A empresa afirma que notificou as duas empresas em junho, mas diz que não obteve retorno se adotariam ações concretas para comprar as licenças ou se fariam um acordo para o uso das tecnologias.

Disputas por patentes no mercado de tecnologia são comuns – Apple e Samsung travam uma das mais ferozes batalhas em diversos tribunais no mundo todo por direitos sobre tecnologias envolvendo smartphones e tablets. O desenvolvimento de tecnologias envolve grande investimento em pesquisa, por isso, as inovações são licenciadas para fabricantes que desejam utilizá-las e, assim, custeá-las. Quando uma delas não cumpre essas regras, vê-se nos tribunais.

Algumas empresas, contudo, veem a propriedade intelectual como uma forma de obter receita, não necessariamente vender um produto. É o caso da Easyweb, que não fabrica nenhum tipo de produto ou vende serviços, apenas utiliza seu portfólio na área de tecnologia para obter lucro com licenciamento ou em processos, para que seja ressarcida.

Isso, aliás, vem gerando discussões acaloradas nos Estados Unidos sobre a legitimidade desse tipo de processo. Um dos casos mais conhecidos é o da Intellectual Ventures, que já entrou com ações judiciais contra as principais empresas de tecnologia, como Acer, Dell, HP, entre outras.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top