Governo define Política Estadual de Segurança da Informação

0

Garantir a integridade, confidencialidade, disponibilidade e proteção das informações sob a responsabilidade do Poder Executivo. Essas são as principais metas da Política Estadual de Segurança da Informação (Pesi) anunciadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo.
No Diário Oficial de segunda-feira, 24, foi publicado o decreto do governador Renato Casagrande que instituiu a Pesi. As premissas dessa política envolvem a segurança lógica (forma de assegurar o acesso adequado à rede corporativa e aos sistemas de informação) e a segurança de pessoas (minimizar erros humanos, fraudes, furtos e processos judiciais relacionados ao uso inadequado das informações).
Também fazem parte dos princípios da Pesi a segurança física (garantir o controle de acesso adequado de entrada e saída dos ativos da informação nos órgãos) e a gestão de riscos, incidentes e continuidade de serviços (prevenção, controle, tratamento de riscos, incidentes ou interrupções dos serviços de dados do Poder Executivo).
Foram criados o Comitê Estadual de Segurança da Informação do Poder Executivo (Cesi) e o Comitê de Tratamento e Repostas a Incidentes de Segurança da Informação do Poder Executivo (Cetrin). As duas instâncias têm o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) na coordenação e a participação de representantes de órgãos estaduais.
O Cesi vai deliberar as diretrizes, normas, padrões, metodologias, planos, programas e projetos de segurança da informação. O Cetrin irá analisar, monitorar, encaminhar e fechar o processo de tratamento e resposta a incidentes relativos ao controle dos dados governamentais.
Num prazo de 45 dias, a Pesi será regulamentada por meio de portaria a ser publicada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). “Essa política é importante para criarmos mais mecanismos para proteger os dados e as informações dos órgãos estaduais com mais eficiência”, acrescenta o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.