Startup usa soluções da Indústria 4.0 para otimizar a logística do setor automotivo

0

A Reciclapac, empresa da Incubadora USP/IPEN-Cietec, criou uma solução de embalagens e de logísticas inteligentes para gestão de ativos industriais. Trata-se de uma plataforma de Internet das Coisas (IoT), em nuvem, que, a partir de um dispositivo eletrônico instalado nas embalagens, emite um sinal de longa distância.

Captado por uma rede de antenas de conectividade das coisas, para o sistema da Reciclapac que conecta as embalagens à toda cadeia logística, entre montadoras, fornecedores e operadores logísticos, a solução permite aos usuários obter informações de localização, temperatura, umidade, se o rack se moveu ou não, se a linha de produção pode ter impactos, entre outros.

Com a solução, as embalagens deixam de ser um simples elemento de produção físico, tornando-se um meio de informação que acompanha o processo total da logística das embalagens, recebendo alertas de possíveis problemas.

Segundo a Reciclapac, o objetivo da plataforma é otimizar o processo logístico, reduzir investimentos em ativos e custos operacionais.  A solução agrega décadas de experiência da equipe, que trabalhou na indústria automotiva, com o uso das tecnologias mais avançadas da indústria 4.0, para fazer com que os racks se comuniquem com os integrantes da cadeia produtiva.

Com a adoção da plataforma, as empresas automobilísticas economizam até 30% na compra de racks de transporte industrial, que custam, em média, R$ 3 mil reais. Outros benefícios que essa solução traz são: redução de fretes aéreos e de embalagens descartáveis, caso seja necessário o envio da peça por transporte aéreo, e para casos em que as embalagens retornáveis não cheguem, respectivamente, além de diminuir o tempo de operação das equipes de logística e da fábrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.