Microsoft e ITI fecham acordo para facilitar navegação em sites seguros

0

A Microsoft e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) firmaram acordo de cooperação técnica que visa beneficiar todos os usuários do Windows e do Internet Explorer no acesso a recursos e sites seguros na internet. A partir de agora, a empresa passa a distribuir, em todos os seus softwares, a cadeia de certificação da ICP-Brasil certificado digital que garante a autenticidade de websites, de modo a permitir que essa identificação seja feita de forma automática. Isso, segundo a Microsoft, facilitará a navegação e o uso de serviços prestados via internet em sites seguros.
"A Microsoft possui um importante contingente de usuários de seus aplicativos, assim, trata-se de um passo relevante para facilitar a vida do internauta. Eles foram os primeiros a implementar a mudança, mas já estamos em tratativas para que isso seja realidade também nos navegadores das outras plataformas existentes", explicou o diretor presidente do ITI, Renato Martini.
O acordo, que terá vigência inicial de três anos, foi oficializado na quarta-feira. 25, em Brasília, pelo diretor-presidente do ITI, Renato Martini, e pelo presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, com cerimônia de assinatura na presença do Comitê Gestor da ICP-Brasil, composto por membros do governo, da sociedade civil e da academia.
"Com o acordo que assinamos hoje, trazemos para o usuário a garantia de um reconhecimento facilitado dos serviços e espaços seguros na internet. Estamos satisfeitos por sermos pioneiros nessa oferta", afirmou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.
O acordo impacta diretamente a experiência dos usuários dos softwares Microsoft, em particular o Internet Explorer 8, no acesso a sites de comércio eletrônico e no uso de serviços bancários na internet. Hoje, diversos sites na web utilizam os certificados da ICP Brasil, sejam bancos, lojas virtuais, ou outras empresas de comércio eletrônico. Com a chegada do fim de ano, período em que as compras em geral e na web ficam aquecidas, os consumidores terão uma navegação mais ágil e segura para compras on-line. Além disso, todo sistema de pagamento brasileiro está fundamentado nos certificados da ICP Brasil para garantia da autenticidade de transações como transferência eletrônica de documentos (TEDs) e outras. Assim, o reconhecimento automático acelera e assegura o uso de recursos de internet banking.
No ambiente corporativo, estabelecimentos comerciais também se beneficiam do reconhecimento automático viabilizado pelo acordo, já que documentos como nota fiscal eletrônica também utilizam os certificados da ICP-Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.