Orbium lança sistema capaz de avaliar o que se diz sobre uma empresa

0

De olho nas tendências do mercado de contact center e na crescente portabilidade de dispositivos, a Orbium apresenta um novo software que permite monitorar e analisar o que se diz sobre uma pessoa, marca ou produto a partir do rápido e crescente volume de informações gerado no ambiente virtual (big data). Entre outras aplicações, o Orbium Social foi criado para responder a seguinte pergunta: “o que estão falando de você ou de sua empresa na internet”?

O sistema rastreia, armazena e processa as publicações das redes sociais, sites de notícias, blogs e até mesmo canais como o Reclame Aqui, transformando-as em dados estratégicos e qualificados, úteis para a tomada de decisões.

O Orbium Social pode ser utilizado por agências de marketing, publicidade, profissionais que trabalham com inteligência de mercado e até mesmo por pessoa física. “Evoluímos a nossa tecnologia para atender as demandas atuais e futuras”, diz Fabrício Martins, vice-presidente de operações da Orbium.

Dentre as funcionalidades, o software entende as redes sociais como mais um canal do contact center, integrando as informações extraídas dessas mídias às funcionalidades do atendimento ao cliente. O sistema faz a varredura de redes como o Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIN, Youtube, Flickr, Orkut e, ainda, Reclame Aqui, Google e Google Blogs, entre outros.
“As empresas preocupadas em qualificar o atendimento ao consumidor precisam conhecer sua reputação nas mais diversas mídias”, diz Martins. “O mesmo se aplica a pessoas atentas a sua imagem, em especial políticos, atletas, empresários ou artistas”, completa o vice-presidente. “Não há como gerir uma imagem sem conhecer o que o público pensa sobre você ou seu produto”.
O sistema pode ser vendido individualmente – para empresas ou pessoas que tenham interesse em conhecer e gerir sua imagem no universo virtual – ou acoplado ao Orbium, software comercializado ao setor de contact center e que gerencia toda a área de relacionamento com clientes.
O novo sistema terá versão compatível com Android, o que permitirá o acompanhamento do trabalho por meio de um smartphone ou tablet. “É uma evolução que contempla uma nova realidade: a dos dispositivos móveis e o big data”, afirma Martins.

Pesquisa

A Orbium conduziu uma pesquisa com 156 companhias no Brasil para identificar sua percepção sobre a gestão de uma marca ou produto nas mídias sociais. De acordo com Fabrício Martins, vice-presidente de operações da Orbium, os insights para a criação do novo módulo vieram das empresas consultadas. “Mais de 70% das companhias querem investir em ações de internet, mas 45% delas alegam falta de um processo automatizado como o principal obstáculo”, diz.
Quando questionadas se já realizaram monitoramento de suas marcas nas redes sociais, 57% responderam que sim, de forma manual, e 23% já o tinham feito de forma automatizada. Nesse contexto, 96% das organizações entrevistadas consideraram “importante” ou “muito importante” o monitoramento de sua imagem na internet e apenas 4% avaliaram esse trabalho como irrelevante.
A Orbium também perguntou como as empresas percebiam a interação de redes sociais com o CRM. Os dados mostraram que 97% das organizações consultadas acreditavam ser “importante” ou “muito importante” integrar o conteúdo das mídias sociais ao relacionamento com o cliente. Apenas 3% afirmaram ser indiferente essa interação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.