Pesquisa revela vulnerabilidade de adultos no uso do celular

0

Adultos entre 46 e 64 anos não têm conhecimentos básicos sobre segurança online e se tornam vulneráveis à ação de cibercriminosos. Essa foi a conclusão da nova pesquisa realizada pela AVG Technologies, que apresentou dados preocupantes quanto ao comportamento dos adultos na internet.
O estudo revelou que mais de 60% das pessoas dessa faixa etária, conhecidas como “Baby Boomers”, utilizam vários cartões de crédito para transações online, incluindo cartões com altos limites. “O ideal é utilizar cartões com baixo limite, para minimizar problemas em caso de roubo dos dados do seu cartão”, explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG.
Para identificar rapidamente eventuais fraudes no cartão, a recomendação é acessar sempre sua conta bancária. Mariano ainda reforça que “Apenas 35% das pessoas disseram consultar suas informações bancárias mais de uma vez por semana, o que pode facilitar a vida de golpistas”.
Segundo a pesquisa, essas transações são feitas por diversas ferramentas: 61% utilizam laptops, 30% optam pelos smartphones e 20% preferem os tablets. “Isso expõe os usuários a grandes riscos, principalmente porque apenas 40% dos entrevistados utilizam senhas para proteger o celular, o que coloca em risco seus dados bancários e outras informações pessoais armazenadas no aparelho”, acrescenta o diretor.
As informações armazenadas em computadores e notebooks também podem ser alvo de cibercriminosos, pois apenas 40% dos Baby Boomers fazem backup de seus arquivos. Mariano Sumrell orienta que os internautas salvem cópias regulares de seus dados e protejam os equipamentos com os quais acessa a internet.

“Quando aumentam as possibilidades de conexão, também aumentam as chances de perda e roubo de dados, de vírus e malwares. Por isso, os cuidados para navegação segura e os antivírus devem estar presentes em todos os dispositivos: computadores, notebooks, smartphones e tablets”, finaliza Mariano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.