Internet gratuita pode ser obrigatória em aeroportos brasileiros

0

Está em análise na Câmara dos Deputados uma proposta que torna obrigatória a oferta de acesso gratuito à internet pelas companhias aéreas no interior de terminais aeroportuários. A medida beneficia aeroportos de cidades com mais de 500 mil habitantes e a velocidade mínima da conexão será de 2 Mbps. O Projeto de Lei 2224/11, do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), prevê a fixação de cartazes nos aeroportos em locais visíveis, como nas áreas de embarque e desembarque, com a informação da disponibilidade de conexão sem fio gratuita à internet.

No caso de descumprimento da medida, as companhias aéreas terão de pagar multa de R$ 10 mil, cobrada em dobro em caso de reincidência. Motta ressaltou que é necessário estabelecer meios para que seja ofertado acesso gratuito à internet nos maiores aeroportos do país. “Uma forma eficiente, que representa gasto zero para o contribuinte, é a imposição de obrigatoriedade às empresas aéreas de oferta de acesso irrestrito à internet sem fio nos principais aeroportos do país", afirmou. Na avaliação do parlamentar, a medida representará apenas um gasto ínfimo para as companhias  aéreas.

"Se, em condições normais, o acesso aos serviços de telecomunicações, em especialmente à internet, é essencial a qualquer cidadão, em algumas situações esse acesso se faz ainda mais importante – por exemplo, nos casos nos quais as pessoas estão em trânsito, longe de familiares e do ambiente de trabalho", avaliou o deputado.

"É o caso do cidadão que está em um aeroporto, esperando seu voo e que, atualmente, na maior parte do país, fica praticamente impedido de ter acesso à internet, a não ser que se submeta às extorsivas tarifas ainda cobradas por serviços Wi-Fi pagos ou 3G", diz Motta. O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.